Kingston anuncia pen drive dos guerreiros chineses de terracota

De acordo com o Blog Gadgets INFO, a Kingston anunciou uma pen drive com design inspirado nos guerreiros chineses de terracota, para comemorar o ano das Olimpíadas na China. Chamado de DataTraveler Terra Cotta USB Drive, o dispositivo de memória flash tem 4 GB de capacidade de armazenamento. A velocidade nominal de leitura é de 15 MB/s e a de escrita é de 7MB/s. A pen drive traz um software para criptografia e controle de informações por senha.
O acabamento é dourado e vem com uma imagem de um dos guerreiros. Só não se sabe o porquê da Kingston vender as pen drives dos guerreiros chineses apenas no Japão, um histórico rival do país.


Guerreiros de Terracota


Em 1974, um camponês que vivia na zona rural da cidade de Xian, interior da China, encontrou algumas estátuas enterradas ao tentar perfurar um poço. Elas eram feitas de terracota, material parecido com argila. Ninguém imaginava, no entanto, que daquelas poucas estátuas, arqueólogos descobririam um complexo de 20 mil metros quadrados. No total, foram encontrados 7 mil estátuas de guerreiros, alinhados em posição militar. O complexo na verdade era uma túmulo do imperador Qin Shi Huang Di, que viveu no ano de 211 a.c. As estátuas foram feitas para proteger o imperador em sua passagem para "a outra vida".