Microsoft libera segundo beta do Internet Explorer 8

Publicado pelo Google Discovery:

A Microsoft liberou publicamente ontem a segunda versão de testes do navegador Windows Internet Explorer 8 para Windows XP, Vista e Server 2003, nos idiomas Inglês, Alemão, Japonês e Chinês Simplificado - pelo menos por enquanto nada de um beta em Português.

Quais são as novidades da nova versão?

São muitas, a começar pela nova interface. As abas ganharam uma nova tonalidade linear, os menus foram modificados e o ícone do mecanismo de pesquisa selecionado agora é exibido.

Recurso útil contra sites de phishing, já presente no primeiro beta, é o destaque que o Internet Explorer 8 dá à raiz dos domínios visitados. Talvez seja a primeira coisa que o usuário do novo navegador irá notar ao executá-lo pela primeira vez.

sshot-4

Por falar em phishing, a nova tela de aviso do Internet Explorer contra este tipo de ataque é vermelha. Portanto o melhor é não ignorá-la - se é que é possível.

phishing

Travou? Não se preocupe. Ou se preocupe menos a partir de agora. O Internet Explorer irá reiniciar somente a aba da página que causou o problema, mantendo a janelas e as demais abas intactas. Um grande passo da Microsoft.

Com o InPrivate, os usuários poderão usar o Internet Explorer sem deixar rastros de navegação - como por exemplo cookies, histórico de sites e demais coisas. Este recurso já estava disponível no navegador Safari da Apple com o nome de Private Browsing.

sshot-8

Foi lançada também junto com este novo beta uma nova barra de pesquisa - sem aquela famosa janelinha que abria ao pressionar a famosa combinação Ctrl+F. Ela é semelhante a presente no Mozilla Firefox.

Como toda nova versão de um navegador - ainda mais com nova engine e em versão de testes, o Internet Explorer 8 ainda não é compatível com todos os sites. O exemplo abaixo refere-se ao Yahoo! Brasil, que reconhece o navegador como uma versão desatualizada. Nem o Windows Update escapou de erros na nova engine.

sshot-5

Abaixo a nova e inteligente barra de endereços. Ela autocompleta o termo digitado baseado em endereços do seu histórico, sugestões e favoritos.

sshot-7

Do mesmo modo, a caixa de pesquisa agora também sugere termos (o engraçado é que o Live Search não conseguiu reconhecer a palavra "Microsoft").

sshot-10

Novo gerenciador de complementos - ou add-ons.

sshot-11

Os Web Slices e Accelerators são muito úteis para tornar a navegação mais rápida e prática. Com apenas um clique você pode enviar um texto de uma página por e-mail, traduzí-lo, postar em um blog, ver em um mapa a localização de um endereço e muito mais.

sshot-12

O que você está esperando? Experimente a nova versão de testes do Internet Explorer e veja o que vem por aí.