, , ,

Illustrator CS4: O que há de novo?

Assim como o Photoshop, o Illustrator também ganhou muitos recursos interessantes e alguns ajustes necessários, reafirmando-o como o melhor software vetorial do mercado. Veja as principais novidades:

Adobe Illustrator CS4

  • Múltiplas páginas: Finalmente o Illustrator ganhou o recurso para produzir mais de uma página! Mas não pense que é como no InDesign. No Illustrator, as páginas devem ser definidas como fatias e ficam todas dispostas na mesma área de trabalho (cada arquivo pode conter até 100 páginas).

  • Transparências nos gradientes: Outro recurso que o Illustrator estava devendo – até o Fireworks já possuía. Agora é possível determinar o nível de opacidade em cada ponto do gradiente, sem precisar ficar recorrendo à máscaras de transparências.

 

  • Novo Painel Aparência (Appearance): Agora todas as configurações que determinam a aparência de um objeto (preenchimento, contorno, efeitos, opacidade) poderão ser editados no novo painel, eliminando a necessidade de usar várias caixas de diálogo ou mesmo outros painéis.  

 

  • Pincel Vetorial (Blob Brush tool): Essa nova ferramenta permite criar formas preenchidas (ao contrário do Brush Tool, que cria linhas de contorno) ou preencher outras existentes. Pode ser usada em conjunto com a Eraser e Smooth Tool para tornar o desenho mais natural. O Fireworks já possuí uma ferramenta semelhante.

 

  • Visualização de separação de Cores: Recurso já disponível no InDesign, agora o Illustrator também pode visualizar separações de cores da mesma forma que o Photoshop lida com os canais. 

 

 

  • Melhorias no controle de Gradiente, Clipping Masks, Styles e na manipulação dos objetos. A integração com o Flash e Fireworks também melhorou.