, , ,

Dreamweaver CS4: O que há de novo?

O Adobe Dreamweaver é a ferramenta central no desenvolvimento web. Hoje em dia praticamente não existem concorrentes à altura, e na versão CS4, o Dreamweaver ficou mais “Adobe” e ganhou excelentes recursos.

Adobe Dreamweaver CS4

  • Live View: Agora é possível visualizar o resultado final (a página rodando num motor de navegador) ao mesmo tempo em que se edita o código, sendo que todas as alterações são refletidas em tempo real.

 

  • Nova Interface Adobe: Finalmente todos os aplicativos da suíte CS4 têm uma aparência padrão. Na versão CS3, tanto Dreamweaver quanto Fireworks ainda possuíam a interface de quando eram pertencentes à Macromedia, e isso causava maior dificuldade aos usuários da Adobe, para adaptar seu fluxo de trabalho à uma interface diferente. E com a nova interface, o Dreamweaver ficou muito mais elegante e fácil de entender.

 

  • Smart Photoshop: Vincule arquivos criados no Photoshop numa página web do Dreamweaver.  Então você terá criado um Smart Photoshop, um vínculo inteligente que se atualiza automaticamente à cada mudança que você fizer no Photoshop. O Adobe GoLive, antigo programa de desenvolvimento web da Adobe, substituído pelo Dreamweaver na época da compra da Macromedia, já possuía esse recurso.

 

  • Code Navigator: Esse novo recurso permite que os webdesigner tenham total controle sobre todos os arquivos relacionados à página e onde se encontram no código, desde imagens até o arquivo CSS vinculado.

 

  • Transforme tabelas HTML em conjuntos de dados: Desde a versão CS3, o Dreamweaver vem trazendo funções Spry, que são scripts personalizáveis e fáceis de usar. Com a nova função Conjunto de Dados Spry, qualquer tabela HTML pode se tornar um banco de dados interativo.

 

  • Sistema de dicas para CSS e Ajax: Com os novos sistemas de complementação de códigos, fica muito mais fácil escrever JavaScripts e criar arquivos CSS, esse último com um sistema de ajuda intuitivo.

 

  • Melhorias no suporte à Adobe AIR, Subversion e inclusão do Adobe InContext Editing, que permite inserir partes editáveis pelo usuário no site desenvolvido pelo Dreamweaver.