, , ,

Colocando um Favicon no seu Blogger

Blogger Hacks 

Exemplo de FaviconFavicon (Favorite Icon, em inglês) é aquele ícone que aparece na barra de endereços e/ou na aba do navegador, além de ser exbido quando o usuário adiciona o site aos favoritos. Um blog com um Favicon personalizado se diferencia dentro do oceano de blogs com o clássico ícone “B” laranja do Blogger/Blogspot e pode fornecer uma boa primeira impressão ao usuário.

Para inserir um Favicon no seu blog, faça o seguinte:

Antes de qualquer coisa, você precisa do Favicon propriamente dito, que deve ser uma imagem no formato .ICO com resolução 16x16 pixels. Há duas formas de se obter um:

Em seguida hospede o ícone num servidor como o Yahoo! GeoCities ou Image Boo Hosting e tome nota da nova URL do seu Favicon.

Acesse o seu Painel do Blogger e selecione Layout, então clique em Editar HTML para entrar no modo de edição do código do seu Template.

Não se esqueça de fazer o backup do seu template antes de realizar as alterações no código, clicando em Baixar modelo completo.

Encontre o seguinte código (utilizando o Ctrl+F do seu navegador):

</head>

Então cole o seguinte código ANTES: 

<link href=URL DO FAVICON rel='shortcut icon'/>
<link href=URL DO FAVICON rel='icon'/>

Altere a parte em laranja com a URL que você anotou na Etapa 2.

Visualize para ver se está tudo correto e clique em Salvar Modelo. O hack fará aparecer o Favicon nos principais navegadores, como o Firefox, Internet Explorer, Safari e Google Chrome. Para que o seu Favicon seja exibido inclusive em browsers menos populares como o Opera, veja as dicas de como garantir a compatibilidade do seu Favicon com todos os navegadores.

Se o Hack não funcionar, tente limpar os arquivos temporários do seu navegador e reabrí-lo. Também verifique se os arquivos de imagem do Favicon estão corrompidos. Se o problema persistir, utilize o backup que você criou e clique em Fazer Upload, então refaça todo o processo.