, , ,

Alterando o texto do link “0 comentários” que aparece quando a sua postagem ainda não foi comentada

Blogger Hacks 

Quando o blog é novo ou possui muitas postagens todos os dias ou até mesmo quando o público alvo não tem o hábito de comentar, é normal que muitas postagens não tenham sequer 1 comentário. Nesse caso, o Blogger/Blogspot vai exibir em todas essas postagem o link “0 comentários”, o que pode causar uma má impressão no usuário e desmotivá-lo a comentar. Esse Hack também corrige o erro de plural na contagem de comentários do Blogger.

Para alterar o texto do “0 comentários”, faça o seguinte:

Acesse o seu Painel do Blogger e selecione Layout, então clique em Editar HTML para entrar no modo de edição do código do seu Template. Então marque a opção Expandir modelos de widgets.

Não se esqueça de fazer o backup do seu template antes de realizar as alterações no código, clicando em Baixar modelo completo.

Encontre o seguinte código (utilizando o Ctrl+F do seu navegador):

<a class='comment-link' expr:href='data:post.addCommentUrl' expr:onclick='data:post.addCommentOnclick'><b:if cond='data:post.numComments == 1'>1 <data:top.commentLabel/><b:else/><data:post.numComments/> <data:top.commentLabelPlural/></b:if></a>

Então SUBSTITUA o código destacado em laranja acima pelo seguinte código: 

<b:if cond='data:post.numComments == 0'>0 comentários<b:else/><b:if cond='data:post.numComments == 1'>1 comentário<b:else/><data:post.numComments/> <data:top.commentLabelPlural/></b:if></b:if>

Altere o “0 comentários” destacado em laranja acima pelo texto que você quer usar, como “Seja o primeiro a comentar!” ou apenas “Comentários”. A segunda parte destacada, “1 comentário”, o próprio nome já diz.

Agora vamos repetir o processo, mas para o texto que aparece no título da lista de comentários, nas páginas de postagens individuais. Então encontre este código:

<h4>
<b:if cond='data:post.numComments == 1'> 1 <data:commentLabel/>: 
<b:else/><data:post.numComments/> <data:commentLabelPlural/>:
</b:if>
</h4>

E SUBSTITUA o código destacado em laranja acima pelo seguinte código: 

<b:if cond='data:post.numComments == 0'>0 comentários<b:else/><b:if cond='data:post.numComments == 1'>1 comentário<b:else/><data:post.numComments/> <data:commentLabelPlural/></b:if></b:if>

E altere as partes em laranja pelos textos desejados, como na Etapa 3.

Visualize para ver se está tudo correto e clique em Salvar Modelo. Após salvar, verifique se o texto também está aparecendo nas páginas individuais das postagens.

Se o Hack não funcionar ou causar erros no seu template, desfaça as alterações clicando em Limpar Edições ou utilize o backup que você criou e clique em Fazer Upload, então refaça todo o processo.