, , ,

Evitando o Plágio: como se defender

Blogger Seguro 

Não há blog que nunca tenha passado por um algum problema com plágio, principalmente no Brasil, onde a sensação de impunidade na internet é gigantesca. Quando o plagiador tem consciência do que está fazendo, muitas vezes pensa que não poderá ser descoberto, identificado ou punido, o que não é verdade. Neste artigo você saberá como se defender desta prática tão desleal, sem precisar sair do computador.

Proteja-se: utilize o selo da sua licença Creative Commons, inclusive em seu Feed; insira links para outros conteúdos do seu blog diretamente no conteúdo do post (facilitando o rastreamento posterior); opcionalmente, você também pode usar scripts para bloquear a cópia do conteúdo do seu blog.
Identifique o plágio: utilizando o rastreamento de links via Feed, verificando os links recebidos no BlogBlogs ou pesquisando em um mecanismo de busca de cópias, o Copyscape.

Guarde a prova: o principal obstáculo para combater o plágio costuma ser a possibilidade de a pessoa alterar o post ou até excluí-lo, e assim fingir que nada aconteceu. É possível, no entanto, utilizar o feed ou cache do Google do site que plagiou como prova, mas estes podem eventualmente ser atualizados e corresponder com a fonte modificada. Então, a solução fica por conta do WebCite (em inglês), que permite que você arquive uma determinada URL em seu estado atual.

Entre em contato: a grande maioria dos plagiadores comete infrações por ignorância, por isso a melhor opção é sempre resolver a questão diretamente com a pessoa. Utilize o formulário de contato ou procure na página “Sobre” pelas informações de contato; em último caso, tente escrever um comentário no post em que houve plágio.

Pressione: quando o contato não funciona, as redes sociais podem ajudar. Poste sobre o plágio no Twitter, orkut, Facebook, etc, fornecendo a URL do plagiador. As pessoas vão pressioná-lo e, se ele não cedeu na tentativa de contato, deve ceder agora.

Denuncie: se nada disso funcionar, chegou a hora de denunciá-lo. Você poderá denunciar ao Google marcando a opção “Páginas ou sites duplicados”, e caso seja um Blog hospedado no Blogger, também pode denunciar ao serviço (em inglês). Caso o blog utilize o Google AdSense, você também poderá denunciá-lo, mas apensas se ele infringir alguma regra do serviço.

Raramente você precisará apelar para um processo judicial, pois seu direito autoral é garantido por lei sem que você tenha que fazer nada. No entanto, sites que copiam conteúdo alheio costumam afundar por si próprios, então vai um último conselho: não se estresse!