, , ,

Mostrando uma mensagem em todos os posts de determinado marcador

Blogger Hacks 

Uma das estratégias mais usadas hoje em dia em blogs hospedados no Blogger/Blogspot, é fazer as páginas de marcadores funcionarem como se fossem sessões de um site. É uma boa estratégia que pode ser aperfeiçoada com os Hacks para exibir elementos apenas em determinadas páginas, personalizar a mensagem de status ou até mostrar somente títulos nas páginas de marcadores. O Hack que você verá hoje apresenta mais um aperfeiçoamento: mostrar uma mensagem padronizada em todas as postagens de um marcador específico. Desta forma você poderá criar introduções personalizadas, indicações de postagens ou outros textos que aparecerão em todas as postagens daquele marcador, com a facilidade de você poder mudar todas as páginas alterando um único texto.

Para mostrar uma mensagem em todos os posts de um determinado marcador, faça o seguinte:

Acesse o seu Painel do Blogger e selecione Layout, então clique em Editar HTML para entrar no modo de edição do código do seu Template. Então marque a opção Expandir modelos de widgets.

Não se esqueça de fazer o backup do seu template antes de realizar as alterações no código, clicando em Baixar modelo completo.

Encontre o seguinte código (utilizando o Ctrl+F do seu navegador):

<b:includable id='main' var='top'>

Então cole o seguinte código DEPOIS: 

<b:includable id='mensagem-marcador' var='post'>
  <b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>
    <b:if cond='data:post.labels'>
      <b:loop values='data:post.labels' var='label'>
        <b:if cond='data:label.isLast == &quot;true&quot;'>
          <b:if cond='data:label.name == &quot;Marcador&quot;'>
            <div class="mensagem-marcador">
             
Mensagem a ser exibida.
            </div>
          </b:if>
        </b:if>
      </b:loop>
    </b:if>
  </b:if>
</b:includable>

Substitua a parte em laranja pelo nome do marcador cujas postagens devem conter a mensagem (o nome deve ser exatamente o mesmo, diferenciando maiúsculas e minúsculas). A parte em verde é a mensagem em si. Você também poderá colocar links e formatação individual, usando as tags em HTML correspondentes.

Agora, adicione ao seu CSS (ANTES de ]]></b:skin>) o seguinte código:

.mensagem-marcador {background: #ccc; color: #000;}

No código acima, a mensagem estará configurada para ser exibida com fundo cinza e fonte preta, mas você pode alterar a formatação seguindo as dicas de CSS do hack Personalizando a exibição somente-títulos no Blogger (Etapa 4).

Em seguida, encontre o seguinte código:

<data:post.body/>

E cole o seguinte código DEPOIS:

<b:include data='post' name='mensagem-marcador'/>

Visualize para ver se não há erros no template e clique em Salvar Modelo. Agora os widgets aparecerão apenas na parte em que você determinou.

Se o Hack não funcionar ou causar erros no seu template, desfaça as alterações clicando em Limpar Edições ou utilize o backup que você criou e clique em Fazer Upload, então refaça todo o processo.

Referência:
Quite Random