, , ,

Bloqueando uma (ou mais) postagem específica do seu blog contra cópias

Blogger Seguro 

Um dos grandes empecilhos pra quem instala bloqueios anti-plágio no Blogger/Blogspot é o prejuízo na usabilidade, pois limita as opções dos usuários. Por conta disso, a maioria opta por não utilizá-los. No entanto, há uma opção para quem quiser equilibrar segurança e usabilidade: bloquear apenas postagens específicas do seu blog, como o Sobre, Política de Privacidade ou aquelas em que você precisa proteger o conteúdo. Este bloqueio funciona inclusive nas páginas do FeedBurner e certos leitores de feed. Adicionalmente, você pode bloquear partes específicas do seu template.

O Bloqueador de Postagem funciona nos seguintes navegadores:
Internet Explorer, Firefox, Google Chrome e Safari.

Para bloquear uma postagem específica do seu blog contra cópias, faça o seguinte:

Acesse o seu Painel do Blogger e selecione Postagem, então clique em Editar postagens. Agora encontre a postagem que você deseja bloquear e clique no link Editar correspondente à ela.

Na tela de edição da postagem, selecione a aba Editar HTML.

Na edição do HTML da postagem, ACRESCENTE o seguinte código ANTES do início do código da postagem original:

<div onselectstart='return false' ondragstart='return false' oncontextmenu='return false'>

São 3 códigos, cada um com uma função: bloquear seleções, bloquear “arrastar e soltar” e bloquear botão direito do mouse (valendo tanto para imagens quanto textos). Para excluir um dos bloqueios, basta remover o código da cor correspondente.

E agora, ACRESCENTE o seguinte código DEPOIS do fim do código da postagem original:

</div>

Ou seja, todo o código da postagem estará entre esses dois códigos. O resultado deve se parecer com esse:

<div onselectstart='return false' ondragstart='return false' oncontextmenu='return false'>---código da postagem original---</div>

Para finalizar, clique em Publicar Postagem. Você pode aplicar este bloqueio a quantas postagens desejar.

Se o bloqueio não funcionar ou causar erros no seu template ou postagem, tente remover os códigos adicionados à postagem e publicá-la novamente, então refaça todo o processo. O bloqueio pode não funcionar no Firefox, dependendo da versão e extensões utilizadas.