, , ,

Gerando um Feed com marcadores cruzados no Blogger

Blogger Hacks 

Não é segredo que os marcadores facilitam e muito a vida dos blogueiros, mas como tudo na vida, eles também não são perfeitos. Uma forma de aumentar a eficiência dos marcadores para o usuário, é cruzando-os. Por exemplo, se eu tenho um blog sobre cinema e quero ver apenas as análises dos filmes de terror, basta cruzar os marcadores “Análises” e “Terror” e eu verei apenas os posts que contém estes dois marcadores. Neste Hack você vai aprender à gerar um Feed a partir destes cruzamentos, que depois podem ser usados em Widgets ou outros Hacks baseados em Feeds.

Para obter o feed do cruzamento de marcadores basta seguir uma fórmula simples de URL:

http://www.blogger.com/feeds/blogID/posts/default/-/Marcador1/Marcador2/

Substitua a parte em laranja pela ID do seu Blog no Blogger. Essa ID pode ser encontrada na barra de endereços quando se está no painel Postagens, Layout ou Configurações. Então, é só copiar o número que aparece (como na imagem) e usá-lo no lugar da parte laranja.

Já a parte em verde deve ser substituída pelo primeiro marcador do cruzamento, e a parte roxa pelo segundo marcador. Se usássemos o exemplo do blog sobre cinema citado anteriormente, e considerando que a ID do meu blog é 1234567890, a URL do feed cruzado ficaria assim:

http://www.blogger.com/feeds/1234567890/posts/default/-/Análises/Terror/

Com este endereço em mãos você tem a fonte do feed de marcadores cruzados e poderá oferecer este link à seus usuários, queimá-lo com o FeedBurner ou usá-lo num widget de Feed.

Obrigado à Marcos Gabriel pela sugestão.