, , ,

Protegendo seu Feed contra o Plágio

Blogger Seguro 

O Feed de um blog é a porta de entrada para o seu conteúdo, não só para visitantes e assinantes, mas também para plagiadores. Infelizmente, o blogueiro não possui tanto controle sobre o feed quanto possui sobre o blog em si, principalmente no Blogger/Blogspot. No entanto, existem algumas medidas que podem ajudá-lo a impedir e detectar cópias não autorizadas do seu conteúdo através do feed, como as que veremos a seguir.

Assine o rodapé do seu Feed

Essa dica é contra os blogs que se alimentam automaticamente de um feed ou até plagiadores mais descuidados. A idéia consiste em inserir um rodapé padrão em todos os itens do seu feed. Dessa forma, se o item for copiado por inteiro, o rodapé também vai junto, com o link para o seu blog ou o que mais você inserir. Além de gerar um problema para quem plagia, aumenta a eficiência do rastreamento de links. Para começar, acesse o seu Painel do Blogger, vá em Configurações e depois em Site Feed.

Nesta página, procure pelo item Postar rodapé do feed. Você verá uma grande caixa de texto, onde deverá ser inserido o conteúdo do rodapé do feed (suporta HTML).

Abaixo um exemplo do que pode ser inserido no campo:

Artigo original do <a href="URL do seu Blog">Nome do  seu blog</a>.

Se quiser criar uma mensagem personalizada que contenha formatação, imagem ou links, utilize o editor de postagens do Blogger, copie o código da postagem e o cole no campo Postar rodapé do feed.

Clique em Salvar Configurações e pronto, em algumas horas todos os itens do seu feed conterão seu rodapé personalizado.


Reduza o conteúdo do Feed

Atenção: Essa dica anula a dica anterior! Essa solução “corta o mal pela raiz”, mas também pode ser prejudicial para o seu blog. Consiste em oferecer apenas uma sinopse dos seus posts no seu feed. Cada item conterá apenas o primeiro parágrafo ou os primeiros 255 caracteres do post. Dessa forma, o conteúdo do seu feed não poderá ser copiado porque só haverá parte do conteúdo. Então o plagiador terá que visitar seu blog, que pode ser protegido de outras formas. Para começar, acesse o seu Painel do Blogger, vá em Configurações e depois em Site Feed.

Nesta página, procure pelo item Permitir feeds do blog. Você verá uma caixa de seleção, que por padrão está com a opção Completa selecionada, disponibilizando o conteúdo completo dos posts. Para restringir o conteúdo do seu feed, clique nesta caixa e escolha a opção Sinopse.

Clique em Salvar Configurações e pronto, em algumas horas todos os itens do seu feed conterão apenas o início do post.


Utilize o FairShare

O FairShare é um serviço online que ajuda você a encontrar republicações do seu conteúdo baseadas em seu Feed. Para começar, acesse o FairShare.cc. Agora, vamos cadastrar o seu feed. Digite a URL (do feed) na caixa de texto que vai aparecer, então clique em Next.

Em seguida, você vai definir a licença do seu conteúdo. Essa opção filtrará apenas os usos indevidos do seu conteúdo, baseado em sua licença Creative Commons.

fairshare_license[1]

Agora você vai criar a sua conta no serviço. Digite seu email (Email Adress), senha (Password), confirme a senha (Password [again]), digite o texto que aparecerá na imagem (Challenge Text), marque a opção I agree to the Terms of Service e prossiga.

fairshare_cadastrar[1]

Você receberá uma confirmação em seu email. Clique no link que do email para confirmar sua conta, então você será direcionado à página dos feeds FairShare. Esses feeds serão os resultados do serviço: você receberá as notificações de plágio através deste feed. Assine em seu navegador ou em seu leitor de feeds de preferência.

fairshare_feed[1]

Os resultados obtidos através desse feed se assemelham com o apresentado abaixo. Você receberá o link, taxa de cópia (% of your article), número de palavras copiadas (Words copied), se o site colocou seu link (Linked?) e se usa publicidade (Ads present?).

fairshare_resultado[1]

Os resultados também ficam armazenados em sua conta no site, servindo como uma “prova” do plágio. Com isso em mãos, você pode se defender.


Utilize um serviço de feed com bloqueador

Um recurso que está se popularizando nos “queimadores” de feed é a Blacklist, que bloqueia sites baseando-se numa “lista negra”. No entanto, esse tipo de recurso bloqueia apenas as cópias automatizadas, ainda sendo possível que plagiadores copiem manualmente seu conteúdo. Um serviço como esse é o Yoomp Burner (veja a sua Blacklist).