, , ,

Configurando seu Blogger para melhor desempenho com os mecanismos de busca

Blogger SEO

O processo de otimização para buscas (SEO) cobre diversos aspectos do blog, desde o template, postagens, imagens, até serviços externos. No entanto, também podemos tirar proveito das configurações que o Blogger nos oferece, a fim de aumentar a eficiência do blog nos mecanismos de busca. Vamos aprender a configurá-lo corretamente para esse fim:

Configurando permissões


O Blogger possui opções que precisam estar habilitadas para que o seu blog tenha melhor desempenho nos mecanismos de busca. Acesse o seu Painel do Blogger e selecione Configurações, que por padrão já abrirá na página Básico.

Procure pelo item Adicionar o seu blog às nossas listagens? e selecione a opção Sim. Faça o mesmo com o item Permitir que mecanismos de pesquisa localizem seu blog? (como na imagem abaixo).

Com essas opções ajustadas, você vai permitir que sites de pesquisa como o Google indexem o conteúdo do seu blog automaticamente, por meio do que chamamos de “robôs” – no caso do Google, o Googlebot. Esses robôs, que também podem chamados de “spiders” ou “crawlers”, são mecanismos automatizados que ficam vasculhando a internet em busca de páginas para serem catalogadas nos sites de buscas. Se a opção selecionada fosse “Não”, o Blogger não permitiria que seu blog fosse explorado pelos robôs, e consequentemente, que ele fosse catalogado pelos mecanismos de busca. Além disso, ao permitir que seu blog seja adicionado às listagens do Blogger, ele poderá aparecer na home do Blogger.com ou quando o leitor pressiona o botão “Próximo Blog” na Navbar e em outras páginas como o Blogger Play, gerando mais visitas e links para seu blog.

Domínios personalizados


Ainda no Painel do Blogger, dentro das Configurações, procure pela página Publicação. Nesta página você poderá ajustar as opções de redirecionamento, caso utilize um domínio personalizado (ou seja, se utiliza outra URL que não seja .blogspot.com).

Certifique-se de marcar a opção Redirecionando seublog.com.br para www.seublog.com.br. Através dela, você impedirá que seu blog apresente páginas diferentes quando o leitor digitar seu endereço com ou sem o “www.”, ocasionando a perda de páginas indexadas. Também verifique se mais abaixo está sendo exibida a mensagem “O http://seublog.blogspot.com o redirecionará para o seu domínio personalizado”. Caso esteja sendo exibida uma mensagem de erro, você deverá verificar a configuração no seu domínio, pois uma configuração incorreta pode fazer com que os mecanismos de busca descartem suas URLs.


Ativando as Páginas de Postagens


Ainda no Painel do Blogger, dentro das Configurações, procure pela página Arquivamento. Nesta página, certifique-se de que na opção Ativar páginas de postagem esteja selecionado “Sim”.

Dessa forma, cada postagem terá uma URL única e não dividirá espaço com o conteúdo de outras postagens. Isso faz com que cada página aumente seu valor individual, pois terá maior relevância à determinado tema, o que não aconteceria se fossem exibidas mais de uma postagem na mesma página. É importante notar que o fator mais importante para a otimização de buscas é a relevância.