, ,

Google Reader ganha nova versão e fica parecido com Twitter; conheça as novidades

Atualmente, o Google Reader é o leitor de feeds mais utilizado no mundo. As pessoas assinam vários feeds (como o do iceBreaker) e leem tudo num único lugar. No entanto, com a popularização do Twitter, os leitores de feeds perderam espaço para o compartilhamento de links via tweets.

Desde o início deste fenômeno, o Google Reader já oferecia recursos de compartilhamento de itens, mas ainda não era suficiente. Agora, a Google traz vários novos recursos que prometem dar um novo fôlego ao serviço – e deixá-lo mais parecido com o Twitter.

Para começar, agora surgiu uma nova opção na barra lateral: “Pessoas que você segue”. Assim será possível visualizar os itens compartilhados das pessoas que você está seguindo, inclusive com os comentários.

Usando a opção “Compartilhar” que fica abaixo dos itens de feed, você envia este item para todos os seus seguidores, e “Compartilhar com observação” permite que você ainda inclua um comentário no item compartilhado (e as pessoas ainda podem responder estes comentários). Outra novidade é o botão “Gostar” que funciona como um “voto” no item, assim como funciona com o Digg ou diHITT.

Todos os itens que receberem votos assim, vão ganhar uma nova linha de cabeçalho:

Assim você poderá saber quando um item de feed está popular e identificar as pessoas que gostaram, podendo até seguí-las com um clique. É uma forma interessante de conhecer pessoas com o mesmo gosto que o seu.

Outra novidade é a página “Suas coisas”, equivalente ao perfil do Twitter. Esta página utiliza o seu Perfil Google e lista todos os itens que você já compartilhou, além de contar as pessoas que estão te seguindo e aquelas que você segue.

Observe também que existe uma pequena caixa de texto, com a inscrição “Quer compartilhar algumas idéias?”. Isso nada mais é que a possibilidade de postar “tweets”, ou seja, um texto que não está relacionado à um feed, assim como no Twitter. Os seus seguidores receberão seus itens compartilhados e também as suas “idéias”. Dessa forma você poderá compartilhar links como fazia no Twitter com apenas um clique, sem precisar de encurtadores de URL, e quando quiser postar apenas o que está fazendo, também pode!

O novo Reader permite que você utilize um URL personalizado com base no seu Google Profile e até escolha o tema da sua página de itens compartilhados.

Ele identifica automaticamente quem dos seus contatos Google (no Gmail e Talk) já utiliza o Reader e oferece a opção de seguir.

É uma porção de novidades, hein? Mas tudo isso promete um novo nível de interação com os Feeds, e vindo do Google, é bom não duvidar que isso faça sucesso. Então? Quer experimentar o novo Google Reader, então assine o feed do iceBreaker ou me siga no Reader!