, , ,

Otimizando as Meta Tags no Blogger

50 comentários
Blogger SEO

Não seria melhor se você pudesse descrever suas páginas para os mecanismos de busca? É para isso que existem as Meta Tags. Elas informam o que as páginas são, ou sobre que assuntos elas tratam. Hoje em dia, os sites de pesquisa utilizam mais trechos das próprias páginas do que Meta Tags, mas o recurso ainda é importante no processo de otimização para buscas (SEO).

Otimizando as Meta Tags para a Página Inicial

A página inicial costuma ser a página com o maior PageRank do blog, mas por outro lado, também é o lugar em que temos a maior variedade de assuntos, e dessa forma, menor relevância. Quando o mecanismo de busca não consegue encontrar um trecho adequado da página para exibir nos resultados das pesquisas, ele utiliza a Meta Tag de descrição, e se orienta pela Meta Tag de palavras-chave.

Por padrão, o Blogger/Blogspot não utiliza Meta Tags nos templates, mas estas podem ser acrescentadas via HTML. Como elas não podem se repetir entre as páginas, vamos aplicá-las somente a página inicial. Para isso, acesse o seu Painel do Blogger, selecione Layout e clique em Editar HTML para entrar no modo de edição do código do seu template. Então procure pelo seguinte código:

<b:include data='blog' name='all-head-content'/>

E cole o seguinte código DEPOIS:

<b:if cond='data:blog.homepageUrl == data:blog.url'>
<meta content='Descrição' name='description'/>
<meta content='Palavras-chave' name='keywords'/>
</b:if>

Substitua a parte em laranja pela descrição do seu blog e a parte em verde pelas palavras-chave relevantes à ele, procurando seguir as seguintes orientações:

  • Descrição: Em média 150 caracteres ou 30 palavras.
  • Palavras-chave: Letras minúsculas, separadas por vírgula, em média 10 palavras.

Páginas diferentes, Meta Tags diferentes

No caso das outras páginas do Blog, os mecanismos de busca deverão ter maior facilidade para encontrar trechos relevantes dentro do conteúdo das postagens, mas ainda é possível atribuir Meta Tags à elas. Porém, isso deverá ser feito manualmente, uma por uma. Então, recomenda-se inserir Meta Tags somente nas páginas mais importantes do seu blog – páginas de marcadores ou arquivo não precisam de Meta Tags. Para isso, coloque o seguinte código DEPOIS do código da primeira etapa:

<b:if cond='data:blog.url == "URL da Página"'>
<meta content='Descrição' name='description'/>
<meta content='Palavras-chave' name='keywords'/>
</b:if>

Substitua a parte em vinho pela URL da página que você deseja atribuir a Meta Tag. No caso da descrição e palavras-chave, aplique as mesmas recomendações dadas na primeira etapa.

Para acrescentar Meta Tags à mais páginas, é só inserir novamente o código apresentado acima – quantas vezes for necessário. Como as Meta Tags são condicionais, ou seja, são consideradas apenas nas páginas à que foram destinadas, não é necessário se preocupar com o a quantidade de código que isso vai gerar, pois não atrapalhará o desempenho do seu template. Embora esta técnica possa ser muito trabalhosa, com um pouco de dedicação você poderá obter melhores resultados nos mecanismos de busca. Mas tenha o cuidado de não atribuir a mesma descrição (ou palavras-chave) à páginas diferentes.

Comentários (50)
Fabiano Roberto 20/08/09 14:45

gostei muito dessas suas ultimas postagens a outra sobre inverter a ordem do titulo da postagem e nome do blog realmente dá resultados, eu já usava faz algum tempo...

queria pedir se pode me enviar o código para mostrar os ultimos links recebidos

Maria Fernanda 20/08/09 15:36

Interessante! Vou aplicar essa de meta tags diferentes para páginas diferentes no meu blog!
Não adianta nada alguém atrás das minhas ilustrações cair bem no meio da minha seção de links...

Cristiano Almeida 20/08/09 16:11

Cara, a parte 2 dessa dica é sensacional! Fazia tempo que procurava uma solução para isso. Pena que isso é trabalhoso demais, pois você tem que fazer na unha uma alteração que é no template e voltado para cada página exclusiva. Dá muito trabalho e acaba nem sempre valendo a pena.

Se não me engano, ouvi dizer que no Wordpress pode-se colocar meta tags para cada página individual com facilidade por causa das páginas estáticas. De repente isso irá melhorar quando o Blogger disponibilizar páginas estáticas também, como já foi divulgado aqui no ideBreaker. Vamos aguardar.

Juliana Sardinha 20/08/09 18:49

Vou testar ;)

Rendson Campos 21/08/09 10:57

Outra dica que com certeza vai ajudar a todos nós, espero anciosamente pelas próximas.

Cris 22/08/09 18:13

Gostei, apesar de trabalhoso, deve melhorar o PR.

Leandro (Globr) 24/08/09 16:46

Olá, eu queria saber se tem tipo um jeito de deixar em branco e ele acrecentar as metas tags e a descrição sozinho de acordo com o que foi escrito na postagem ?

meu amigo tem um forum e ele deixa as tags em branco e ai quando a pagina é criada dentro das metas tags e descrição é pega o que foi escrito na postagem e coloca automaticamente!

tem como isso ?

Sani Hadek 01/09/09 11:57

OI Sergio,
Li seu blog inteiro antes de fazer a pergunta. Estou crianco meu segundo blog, dessa vez mais profissional, seguindo as dicas por ai. Mas estou com um problema em otimizar cada pagina do blog com uma meta tag. Conforme explicado aqui, o texto aparece no header do meu blog, que eh branco, ai retirei tudo. So consegui otimizar a meta tag da pagina principal. Ajuda???? Eh possivel fazer isso (ou necessario) no HTML da postagem??? Ou no HTML geral de layout???

Obrigada,
Sani

Aumenta visitas 02/09/09 11:29

Muito bom artigo, Eu estava pesquisando, mas porque não é importante tags em todas as paginas?

Robson 08/09/09 04:35

To precisando de uma ajuda , tipo é que eu mechi no html do meu blog , mais eu mechi por que o rodapé tinha ido pro lado direito "em cima da sidebar" , ai eu mexi agora a sidebar direita foi pra baixo .
Se alguem poder me ajudar ficarei grato .
meu msn planetavirtual@msn.com

Juliana Sardinha 11/09/09 19:55

Sérgio, achei importante te dar um retorno.
O número de pvs do DB caiu cerca de 40 % com essa técnica. Acabei retirando as keywords e mantendo somente a descrição. No dia seguinte tudo voltou ao normal. Abraços

Parabéns pelo Post, muito bom...

Tenho uma dúvida no trecho:

###################################################
## b:if cond='data:blog.url == "URL da Página"'>
## meta content='Descrição' name='description'/>
## meta content='Palavras-chave' name='keywords'/>
## /b:if
####################################################

Nas partes para colocar a "URL" e "Descrição" não é possível utilizar as variáveis do blogger que passem esses valores de acordo com o post acessado ? Tornando o processo automatizado

Obrigado

Leonardo Schabbach 18/09/09 22:41

Também achei bom avisar. Meu blog aparentemente sofre o mesmo problema que o da Juliana. As entradas pelo google caíram muito, assim como a posição dos meus posts mais acessados via google. Tirei as meta tags hoje para testar se foram elas mesmo depois de ver o comentário da Juliana. Veremos nos próximos dias a resposta.

Abraço,
E o site está excelente.

iceBreakerSérgio Estrella29/09/09 16:31

Juliana,
Este problema que você observou provavelmente se trata de uma coincidência. O próprio Google ignora as keywords para indexar as páginas, portanto não faria sentido que sejam elas o problema.

Mesmo assim, é importante acrescentar as palavras-chave para que sejam lidas por outros mecanismos de busca que as levam em conta, e a não ser que elas não tenham nada a ver com o seu conteúdo, nunca terão um efeito negativo.

Celso 02/10/09 18:02

Gostei, funcionou legal, obrigado.

Fabrício Araújo 19/10/09 22:19

Sérgio, eu tive o mesmo problema que a Juliana, minhas pageviews também cairam, e o tráfego que vinha do Google caiu muito também. Acabei encontrando um artigo, dizendo que as keywords não servem de nada para o Google: http://dinheirooportunidade.com/index.php/meta-tag-keywords-google/

Será?

iceBreakerSérgio Estrella20/10/09 16:14

Pois então Fabrício, as keywords são ignoradas pelo Google, por isso não faz sentido dizer que foram elas que prejudicaram suas visitas.

Anselmo 23/10/09 00:37

ignoradas pelo Google?
e eu pensando em ter esse trabalhão!

marcablog.com 25/10/09 00:43

Sérgio no primeiro conjunto de meta tags falta meta tag do nome do autor, só pra não deixar passar em branco.
Abraço

Prof. Fabricio 02/11/09 18:34

Já estou aplicando suas valiosas técnicas.
Obrigado!

Leonardo Schabbach 04/11/09 20:54

Cara, como eu disse mais acima, eu tive o mesmo problema que a Juliana e o Fabrício. Depois de retirar o código acabou voltando ao normal a indexação do google. Mas enquanto elas estavam lá o número de entradas despencou. Pode ser só uma coincidência. Mas como já aconteceu com 3 pessoas, é bom tomar um certo cuidado. De repente há alguma questão com templates diferentes e etc...

Abraço.

Viana 04/12/09 13:44

http://www.blogeweb.com/2009/07/meta-tag-no-blogger/
Creio que o código deste site ajudaria mais ;D

Fernando 17/01/10 21:01

Eu criei um Script automático que faz isso sozinho nos últimos 500 Posts do Blog.Detectando as palavras-chaves mais repetidas nos Posts e capturando o Trecho inicial de Cada Post para facilitar o trabalho do Google.Talvez alguém se interesse,e eu até pediria para que virasse tema de um Post do IceBreaker,se não fosse demais.O Endereço é http://www.blogueirosnaweb.com/2010/01/aplique-metatags-ao-seu-blog-em-um.html , e o Link tá lá tudo certinho,espero que Gostem!

toda vez que tento mudar aparece esta mensagem: Não foi Possível Analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-Se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.
Mensagem de erro em XML: A instrução do processo deve começar com o nome do alvo.

o que faço????

Nauan 18/03/10 14:54

Não Pegou!

thesims3tg.com 18/05/10 23:15

Sobre deixar metatags ou não, o jeito é os superblogs realizarem um teste de 3 dias e compararem com os respectivos dias da semana anterior. Quem se arrisca?

Obrigado pela informação, vou testar.

pcdsjr 30/07/10 12:36

Obrigado pela dica. Funcionou perfeitamente.

Alec 22/08/10 18:11

uma pergunta na parte palavras chaves, é por exemplo assim: contadores,gadgets,widgets,feed ou... contadores, feed, gadgets, widgets com espaço depois da virgula?

Elizeu 16/09/10 11:55

Esses códigos funcionam realmente no Blogger? Porque no meu , não salva de jeito nenhum!

Ligia marcia 22/11/10 01:19

li suas dicas e tambem os comentarios, f--- né?
no meu caso sabe o pior eu não sabia onde colocar as tagsrsrsrs vc foi de grande ajuda achava que não podiamos editar o hmtl! dessas bem iniciantes eu.beijim

Alexandrina Oliveira 08/12/10 01:03

o que fazer quando não há no meu template??

gostaria mt de poder usar a dica daki mas não axo a tag referida.

CASABELA INTERIORES 12/01/11 00:48

Obrigado pelas dicas e parabéns pelo conteúdo

Dii'h Carmo 17/01/11 22:27

Obrigado pela dica, funcionou.
Sigo as dicas do Ice Breaker desde que criei meu Blog que jah tem mais ou menos 2 dias, naum consegui entrar nos sites de busca ainda, mais tho tentando, jah me "escrevi" em todos. meu blog por enquanto divulguei soh pelo Orkut, e polo Twitter, jah tenho 100 vizualizaçoes e em media 5 minutos os meus leitores permanecem no Blog.

Pegandototal.blogspot.com

black™ 22/01/11 17:27

Huowww Lets´go Vamu qeu vamu trabaiandu!!!!
Me ajudou pakas tho procurandu feito doido issu e num achava!! aff

Vou testar as Meta Tags em páginas diferentes; obrigado pela dica!!

son´n 16/05/11 11:32

e legal!!

Ulysses Bastos 22/05/11 13:19

Fiz a alteração no meu blog http://soloterias.blogspot.com e deu tudo certo, agora vou observar o número de visitas e depois dou um retorno.
Obrigado pelas dicas!

Alexandre Koga 09/09/11 23:59

Muito didático. Já havia lido sobre as meta tags no Dicas Blogger, mas para as meta tags de páginas está melhor explicado por aqui. Mãos à obra!

Fernando Dutra 24/09/11 01:50

poxa irmão muito obrigado, acho que deu certo, pois havia tentado quase o mesmo código de outros blogs e nao dava certo, havia alguma coisinha q no seu estava 100% que achei, aqui, meu blog nao está todo pronto, mas quando estiver posso aqui e deixo o endereço, abraço e sucesso.

Cucchiaio pieno 15/01/12 07:51

Muito obrigada pela dica!
Me ajudou muito.
Léia

José Gonçalves 26/07/12 22:05

O código das metatags para a homepage funciona perfeitamente, mas tentei o mesmo para as outras páginas e deu erro, será que me podem ajudar?

Muito bom, até eu que sou leiga nesse negócio consegui!!! Me bati um pouco mas consegui!

Anônimo 28/01/13 15:11

You can also have plantar hyperhidrosis. A problem with excessive sweating and excessive compensatory sweating is localized.
The feeling of helplessness when antiperspirants and deodorants which often assists our body
temperature by evaporation.
Also visit my page : Manzanola hyperhidrosis doctor

Anônimo 02/02/13 02:49

WhatI honey around my calling in marketing and many forms
of CTS, Carpal Tunnel are what we phone, Repetitive Muscleman
Strain, responsive brawniness imbalances.

Depending on the degree of the nuisance convalescence in my wrist/hand
as considerably as my human elbow.

Feel free to visit my web-site :: Misenheimer carpal tunnel treatment
My page :: Misenheimer carpal tunnel treatment

Anônimo 02/02/13 20:35

Can you tell us more about this? I'd want to find out more details.
Also visit my site : tmj and tinnitus

Anônimo 24/02/13 13:44

I tried to assure the proper amount of time in exact and precise
control of lupus by recognizing its constellation of symptoms.
There's something more serious and needs to be more sensitive to steroids. While it is given after previous physical exams, analysis performed in Gastric Bypass surgery gives patients the risk of developing lupus. I have been made. And I now understand that they have cured many diseases. Descenso de plaquetas disminuye y da lugar a la marca que suele salirles en la etapa preincaica, los efectos del estrs.

Feel free to surf to my site :: lupus doctor Sunset Beach
my web page :: lupus doctor Sunset Beach

Anônimo 24/02/13 16:09

It is in your Topper interest group to cognise about foods that can assists in the letting down of triglycerides and weightloss.
according to a written report done by this significant centre is not something we should
try to extinguish from our bodies. French french fries, doughnuts,
Tater chips and Deep-fried Poulet metabolizing factors, as substantially as the Course
occurring P factors. according to Wikipedia,
it has the lowest density close to drugs and medications put-upon to process senior high school cholesterol.
I was a bit defeated to nut and Sweet almond in pocket-size
quantities is likewise honorable for our consistence.

Review my blog post ... who doctor treats cholesterol high

Anônimo 24/02/13 16:09

It is in your Topper interest group to cognise about foods that can assists
in the letting down of triglycerides and weightloss. according
to a written report done by this significant centre is not
something we should try to extinguish from our bodies.
French french fries, doughnuts, Tater chips and Deep-fried Poulet metabolizing factors, as substantially
as the Course occurring P factors. according to Wikipedia, it
has the lowest density close to drugs and medications put-upon to process senior high school cholesterol.

I was a bit defeated to nut and Sweet almond in pocket-size quantities is likewise honorable
for our consistence.

Review my webpage :: who doctor treats cholesterol high
Also see my page :: who doctor treats cholesterol high

Alguém pode me ajudar?
A primeira postagem do blogger que fiz, adicionou na descrição ou< description> na tag, pois a descrição é outra que adicionei nessa tag.
No buscador do Google aparece essa descrição dessa postagem, porque não inverteu no buscador? Me ajudem!!

Postar um comentário