, , ,

Otimizando as Meta Tags no Blogger

Blogger SEO

Não seria melhor se você pudesse descrever suas páginas para os mecanismos de busca? É para isso que existem as Meta Tags. Elas informam o que as páginas são, ou sobre que assuntos elas tratam. Hoje em dia, os sites de pesquisa utilizam mais trechos das próprias páginas do que Meta Tags, mas o recurso ainda é importante no processo de otimização para buscas (SEO).

Otimizando as Meta Tags para a Página Inicial

A página inicial costuma ser a página com o maior PageRank do blog, mas por outro lado, também é o lugar em que temos a maior variedade de assuntos, e dessa forma, menor relevância. Quando o mecanismo de busca não consegue encontrar um trecho adequado da página para exibir nos resultados das pesquisas, ele utiliza a Meta Tag de descrição, e se orienta pela Meta Tag de palavras-chave.

Por padrão, o Blogger/Blogspot não utiliza Meta Tags nos templates, mas estas podem ser acrescentadas via HTML. Como elas não podem se repetir entre as páginas, vamos aplicá-las somente a página inicial. Para isso, acesse o seu Painel do Blogger, selecione Layout e clique em Editar HTML para entrar no modo de edição do código do seu template. Então procure pelo seguinte código:

<b:include data='blog' name='all-head-content'/>

E cole o seguinte código DEPOIS:

<b:if cond='data:blog.homepageUrl == data:blog.url'>
<meta content='Descrição' name='description'/>
<meta content='Palavras-chave' name='keywords'/>
</b:if>

Substitua a parte em laranja pela descrição do seu blog e a parte em verde pelas palavras-chave relevantes à ele, procurando seguir as seguintes orientações:

  • Descrição: Em média 150 caracteres ou 30 palavras.
  • Palavras-chave: Letras minúsculas, separadas por vírgula, em média 10 palavras.

Páginas diferentes, Meta Tags diferentes

No caso das outras páginas do Blog, os mecanismos de busca deverão ter maior facilidade para encontrar trechos relevantes dentro do conteúdo das postagens, mas ainda é possível atribuir Meta Tags à elas. Porém, isso deverá ser feito manualmente, uma por uma. Então, recomenda-se inserir Meta Tags somente nas páginas mais importantes do seu blog – páginas de marcadores ou arquivo não precisam de Meta Tags. Para isso, coloque o seguinte código DEPOIS do código da primeira etapa:

<b:if cond='data:blog.url == "URL da Página"'>
<meta content='Descrição' name='description'/>
<meta content='Palavras-chave' name='keywords'/>
</b:if>

Substitua a parte em vinho pela URL da página que você deseja atribuir a Meta Tag. No caso da descrição e palavras-chave, aplique as mesmas recomendações dadas na primeira etapa.

Para acrescentar Meta Tags à mais páginas, é só inserir novamente o código apresentado acima – quantas vezes for necessário. Como as Meta Tags são condicionais, ou seja, são consideradas apenas nas páginas à que foram destinadas, não é necessário se preocupar com o a quantidade de código que isso vai gerar, pois não atrapalhará o desempenho do seu template. Embora esta técnica possa ser muito trabalhosa, com um pouco de dedicação você poderá obter melhores resultados nos mecanismos de busca. Mas tenha o cuidado de não atribuir a mesma descrição (ou palavras-chave) à páginas diferentes.