, , ,

Otimizando o Título e URL das páginas no Blogger

Blogger SEO

Títulos e URLs são os principais elementos na indexação de suas páginas. São eles que aparecerão nos resultados da busca junto ao trecho que contém as palavras pesquisadas. No entanto, eles podem ganhar maior relevância – e consequentemente, maior tráfego – se forem melhor apresentados. Veremos agora como otimizá-los para os mecanismos de busca (SEO).

Otimizando o Título

Por padrão, o Blogger exibe o título do blog antes do título da postagem, na janela do navegador, como no exemplo:

iceBreaker: Otimizando o Título e URL das páginas no Blogger

Essa mesma informação é passada aos mecanismos de busca, mas ela não é muito eficiente. O ideal é que o título fique assim:

Otimizando o Título e URL das páginas no Blogger - iceBreaker

Essa pequena alteração na ordem em que o título do blog e título da postagem são exibidos, coloca o que é mais importante na frente e aumenta a relevância da página nas pesquisas sobre o assunto abordado. E o melhor é que muito simples alterar seu template para atingir o modelo ideal de títulos: acesse o seu Painel do Blogger, e selecione Layout, então clique em Editar HTML para entrar no modo de edição do código do seu Template. Procure pelo seguinte código:

<title><data:blog.pageTitle/></title>

E SUBSTITUA pelo seguinte código:

<b:if cond='data:blog.homepageUrl == data:blog.url'> <title><data:blog.title/></title><b:else/> <title><data:blog.pageName/> - <data:blog.title/></title></b:if>

Visualize para verificar se está tudo correto e clique em Salvar Modelo. Agora seu blog exibirá os títulos otimizados e os mecanismos de busca os indexarão de maneira mais apropriada.

Otimizando a URL

O Blogger reutiliza o título dado à postagem para gerar a URL (endereço) da página (convertendo espaços em hífens e substituindo letras com acentos e cedilhas por suas versões sem eles, já que URLs não aceitam estes elementos). Veja no exemplo:

http://seublog.blogspot.com/ano/mes/titulo-da-postagem.html

Além de adicionar ano e mês em que a postagem foi publicada na URL, o Blogger acrescenta o título da postagem até a URL conter no máximo 80 caracteres. Com isso, na maioria dos casos, não estará visível o título completo na URL da página – e se as palavras mais importantes do título tiverem sido cortadas, a página perderá relevância.

Para evitar este problema, ao publicar a postagem pela primeira vez (que é quando o Blogger gera a URL), crie um título composto apenas pelas palavras-chave relevantes ao assunto abordado. Logo em seguida, reabra a postagem e substitua o título anterior pelo título final que a postagem deverá ter. Dessa forma, você terá uma URL otimizada para os mecanismos de busca e um título adequado para os seus leitores. Observe que não é possível alterar a URL de postagens já publicadas.