, , ,

Otimizando seus Links no Blogger

Blogger SEO

Na internet, o elemento mais importante é com certeza o link. São eles que criam pontes entre as páginas do seu blog (links internos) e para fora dele (externos). Como se sabe, os links são considerados pelo Google como um voto de confiança que uma página envia à outra, mas além de ter este poder de voto, os links também tem o poder de descrever as páginas indicadas (à exemplo das Meta Tags). É imprescindível saber usá-los corretamente quando falamos de otimização para buscas (SEO).

Links no Contexto

Um detalhe muito importante na otimização dos links é onde os links são aplicados. É muito comum ver links do tipo “Clique aqui”, que não dizem nada aos mecanismos de busca sobre o seu destino. O ideal é aplicar o link no trecho que corresponde ao destino, como no exemplo:

É muito importante aprender o que é SEO.

Portanto, evite criar links dessa forma:

Quer aprender o que é SEO? Clique aqui!

O texto do link ajuda a descrever aos mecanismos de busca o conteúdo que ele está indicando, além de tornar a leitura muito mais agradável – ninguém gosta que fiquem mandando clicar aqui ou ali. Otimizar os links do seu blog (tanto nas postagens, como no template) fará com que a página indicada e a página que indica ganhem maior relevância.

A Camada do Título

Existem diversos momentos onde não é possível atribuir um texto descritivo à um link, para isso existem os títulos. Esses títulos funcionam como uma camada extra de descrição e aparecem sempre quando o usuário posiciona o mouse sobre um link. Posicione o mouse sobre este link para ver.

Se você utiliza o Windows Live Writer, poderá adicionar um título na própria caixa de diálogo Inserir Hiperlink. Para adicionar um título no editor do Blogger, basta acessar o código HTML do link e deixá-lo mais ou menos assim:

<a href=”http://www.icebreaker.com.br” title=”Este é o título do link!>Posicione o mouse sobre este link para ver</a>

Novamente, isto vale tanto para os links nas postagens quanto no template. É importante informar ao mecanismos de busca – e ao leitor – da melhor maneira possível sobre o que aquele link se refere, seja no contexto do link, seja no título, ou mesmo usando os dois.

Otimizando as listas de Links

O widget Listas de links também pode ser otimizado, e é muito importante que seja, já que ele se repete em todas as páginas do seu blog. Para otimizá-lo, acesse seu Painel do Blogger, selecione Layout, clique em Editar HTML e marque a opção Expandir modelos de widgets. Então procure por LinkList (que é o nome do widget no código). Se você utiliza mais de uma lista de links, encontrará mais vezes este nome.

Agora, adicione o código em vinho para acrescentar um título igual ao nome do link à todos os links, e o código em verde para acrescentar o nofollow e deixar de passar PageRank em todas as páginas (só adicione este código em verde se tratar-se de uma lista com links externos, como um blogroll ou lista de parceiros).

<ul>
     <b:loop values='data:links' var='link'>
       <li><a expr:href='data:link.target' expr:title='data:link.name' rel=’nofollow’><data:link.name/></a></li>
     </b:loop>
   </ul>

Depois que fizer todas as adições, Visualize para checar se não surgiram erros no template e clique em Salvar Modelo.