21/09/2009

Acelerando a indexação do Blogger no Bing com o Webmaster Center

Blogger SEO

Além de otimizar suas postagens e outros aspectos do seu blog, é importante estreitar os laços entre ele os mecanismos de busca. Para isso existem as Webmasters Tools, ferramentas fornecidas pelos sites de pesquisa que facilitam a indexação do seu conteúdo. Agora vamos aprender a adicionar seu Blogger/Blogspot ao Bing, site de pesquisa da Microsoft.

Acesse o Bing Webmaster Center e clique em Sign in to use the tools. Faça login com sua conta do Windows Live/MSN e você será direcionado para a seguinte página:

Preencha o formulário como mostrado na imagem acima. Se você utilizar o redirecionamento de feed com o Feedburner (ou outro serviço de Feed), digite na caixa Sitemap adress o endereço da seguinte forma (substituindo em todos os casos, o “seublog.blogspot.com” pelo endereço do seu blog):

seublog.blogspot.com/atom.xml?redirect=false

Após preencher todo o formulário, clique em Submit.

Agora você será levado a página de autenticação. Essa etapa é necessária para garantir que somente o dono do blog pode adicioná-lo ao Bing.

Copie o código contido na caixa marcada na imagem acima (em laranja).

Agora vamos adicionar este código de verificação ao seu Blog, acessando o seu Painel do Blogger, selecionando Layout, e então clicando em Editar HTML para entrar no modo de edição do código do seu Template.

Não se esqueça de fazer o backup do seu template antes de realizar as alterações no código, clicando em Baixar modelo completo.

Procure pelo código <head> (utilizando o Ctrl+F do seu navegador) e cole o código copiado anteriormente DEPOIS dele.

Visualize para verificar se está tudo correto e clique em Salvar Modelo. Para checar se seu blog foi incluído corretamente, acesse a lista de sites e clique no endereço do seu blog para testar a autenticação. Se o painel do seu site abrir normalmente, seu blog foi reconhecido com êxito. Para consultar o status da indexação do seu blog no Bing, consulte periodicamente o Webmaster Center.