, , ,

Otimizando suas Postagens para os mecanismos de busca

Blogger SEO

Embora o template represente toda a estrutura do blog, o conteúdo em si está nas postagens – e são elas que devem ser encontradas pelos usuários através dos mecanismos de busca. Portanto, cabe ao blogueiro fazer uso de algumas boas práticas para tornar seu conteúdo mais amigável aos sites de pesquisa.

Seja o primeiro

Para obter um bom posicionamento nas pesquisas, muitos blogs procuram escrever sobre assuntos novos o mais rápido possível, antecipando tendências e interesses. Para isso, é necessário estar atualizado. Quando você é o primeiro a escrever, também é o primeiro a ser indexado, além de receber a maior quantidade de links.

Seja relevante

Ter um conteúdo de qualidade é imprescindível para ser reconhecido pelos seus leitores, e claro, pelos mecanismos de busca. Não adianta aplicar todas as técnicas de SEO se o seu blog não possui um conteúdo relevante e interessante, ou se ele possui conteúdo copiado de outros sites.

Coloque-se no lugar do leitor e pense em que frase eles poderiam inserir na pesquisa sobre o tema escolhido e procure corresponder à essas palavras. É importante incluir o maior número de palavras-chave relevantes àquele tema sem, é claro, fazer rodeios e tornar seu texto maçante – afinal, o objetivo é atrair pessoas.

Atenção especial aos títulos das postagens, que devem descrever de forma relevante e objetiva o conteúdo apresentado. Também não se esqueça de otimizar os títulos e URLs do seu template.

Faça uso dos Links

É muito importante criar pontes entre suas postagens, indicando artigos relacionados e conteúdo complementar. Por isso, não deixe de inserir links para o seu próprio conteúdo dentro do seu texto. Dessa forma, os robôs podem explorar todos os assuntos correlatos e atribuir corretamente o PageRank às páginas.

Mas se você não possui conteúdo relacionado ao tema, não deixe de indicar outros blogs que possuam. Por fim, não se esqueça de otimizar os links incluídos em suas postagens.

Deixe suas postagens mais dinâmicas

Crie artigos bem estruturados, atribuindo hierarquia através dos subtítulos e não se esqueça de utilizar imagens otimizadas para ilustrá-los. Utilizar atributos como negrito e itálico também tornam o entendimento – e a indexação – mais eficiente.