, , ,

InDesign CS4: O que há de novo?

Continuando a série de postagens sobre as novas versões dos softwares da Adobe, agora é a vez do InDesign, programa voltado para o design editorial, publicações e e-books

Adobe InDesign CS4

  • Live Preflight: Preflight é o recurso de pré-impressão que alerta sobre possíveis erros no layout (recurso disponível até a última versão do InDesign). Com a versão CS4 chega o Live Preflight que alerta o designer em tempo real de problemas de pré-impressão sem que seja necessário abrir a caixa de diálogo, retornar ao layout para corrigir e então abrir novamente o diálogo de Preflight. Com o Live Preflight tudo é automatizado e dinâmico.

 

  • Transições de página em arquivos SWF e PDF: Agora é possível aplicar transições de páginas, semelhantes às encontradas no PowerPoint, em páginas do InDesign, para que sejam exportadas em PDF ou SWF mantendo as transições. No InDesign CS4 é possível ajustar o efeito e velocidade da transição, e visualizá-la antes de aplicar ao documento.

 

  • Smart Guides: Alinhe, dê espaços, gire e redimensione rapidamente objetos individuais ou múltiplos com a ajuda de guias dinâmicas. As guias, as dimensões de objeto, os ângulos de rotação, bem como as coordenadas x e y são exibidos dinamicamente de modo que você possa rapidamente ajustar a borda de um objeto ou seu centro vertical ou horizontal para outra borda da página ou objeto no layout.

 

  • Texto Condicional: Com esse novo recurso é possível fornecer várias versões de um documento para diferentes usuários, todas a partir de um único arquivo de origem do InDesign. Oculte o texto no nível de parágrafo, palavra ou até mesmo caractere sem depender de camadas. O texto restante e os objetos ancorados são automaticamente redistribuídos no layout.

 

  • Melhorias no sistema de refluxo de texto, painel Links e interatividade para saída em arquivo SWF. A exemplo do Photoshop CS4, agora é possível rotacionar a visualização das páginas.