, , , ,

Google quer por Chrome dentro do Internet Explorer – nem que seja à força!

A Google está mesmo determinada a fazer seu navegador, o Chrome, decolar. Depois de anunciar as versões para Mac, Linux e até um sistema operacional baseado no browser, agora a empresa anuncia sua mais nova – e ousada – idéia: permitir que o motor do Chrome funcione dentro do Internet Explorer com um plug-in, o Google Chrome Frame.

Com o plug-in instalado, as páginas carregarão na mesma velocidade em que carregam no Chrome, além de aderir a compatibilidade do navegador com o HTML5 e todos os padrões Web suportados pelo Chrome. Mas a grande sacada está mesmo numa nova Metatag que os desenvolvedores poderão usar para fazer com que, quando o usuário tentar acessar a página com o Internet Explorer padrão, este seja orientado a instalar o Google Chrome Frame para poder visualizar a página – assim como conteúdo feito em Flash só pode ser visualizado tendo o Flash Player instalado.

Em outras palavras, se sua página não funciona direito no Internet Explorer, nem esquente, é só exigir o Google Chrome Frame para que ela seja visualizada! Agora imagine o que vai acontecer se a própria Google exigir este plug-in em páginas como o Gmail, YouTube e Orkut. É, parece que o progresso vai passar por cima do Internet Explorer…

wave-news[1]
Google Wave será o primeiro a exigir o Chrome Frame

Ah, a Metatag que vai exigir a instalação do Chrome Frame é a seguinte:

<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="chrome=1">

Confira também o vídeo introdutório do novo plug-in (que funciona no Internet Explorer 6, 7 e 8 e já pode ser instalado)