, , ,

Flash CS4: O que há de novo?

O Adobe Flash é hoje em dia uma das principais ferramentas para desenvolvimento de sites e aplicativos web. Com a versão CS4, muita coisa mudou e muita coisa melhorou.

Adobe Flash CS4 Professional

  • Ferramentas de transformação 3D: Agora é possível transformar objetos usando ferramentas 2D e 3D, e criar animações a partir disso.

 

  • Animações baseadas em objetos: Até a versão CS3, qualquer erro do usuário na criação dos keyframes poderia resultar num grande dano para o resultado final. Keyframes tornavam o trabalho repetitivo e desgastante. Agora com a nova versão CS4, esqueça-os! A animação é toda baseada na manipulação de objetos, e o Flash se encarrega de construir toda a estrutura da animação – que pode ser editada posteriormente.

 

  • Cinemática inversa e ferramenta “Bone”: A Adobe introduz um recurso extremamente útil nessa versão: a cinemática inversa, que permite a criação de animações conseqüentes ou em cadeias, tornando o processo de animação muito mais rápido e adicionando naturalidade às animações. E com a ferramenta bone, aplicar esqueletos aos objetos ficou bem fácil, à exemplo de como funciona com os softwares de animação 3D.

 

  • Ferramentas de objetos como o Borrifador e a ferramenta Deco: Com essas novas ferramentas, é possível manipular os símbolos de forma similar ao Adobe lllustrator. Com as novas ferramentas Deco e Borrifador, dá pra criar preenchimentos e espalhar símbolos e movie clips pela área de trabalho de forma aleatória.

 

  • Editor de movimento: Em conjunto com a linha do tempo, oferece um controle detalhado dos parâmetros das animações, como rotação, tamanho, escala, posição, filtros e outros.

 

  • Animações pré-definidas: uma nova paleta que funciona de forma semelhante aos Estilos (Styles) e oferece configurações pré-estabelecidas e personalizáveis, que podem ser aplicadas a novos objetos. Mais um recurso que promete diminuir em muito o tempo necessário pra criar animações.

 

  • Melhorias no suporte à metadados, vídeos H.264 e Adobe AIR.