, , ,

Microsoft trava nova batalha contra o Adobe Flash e lança o Silverlight 2.0

Nem faz tanto tempo assim que a Microsoft lançou a primeira versão do Silverlight, plataforma multimídia que promete bater de frente com o Flash, da Adobe. O Programa, compatível com o Microsoft Visual Studio (plataforma de desenvolvimento) e o Expression Studio (ferramentas de design) não obteve o sucesso esperado logo de cara; o que fez a Microsoft recorrer à estratégia utilizada com o Internet Explorer: obrigar o usuário a fazer o download do Silverlight Player. Acordos com sites importantes, download via Windows Update e inclusão direta na instalação de seus softwares, foram algumas formas de a Microsoft “enfiar” o programa nos sistemas dos usuários.

No entanto, faltou uma coisa muito importante: o programa “criador” de arquivos em Silverlight. Não é que tenha faltado, mas é que o Microsoft Expression Blend não é lá essas coisas, principalmente se comparado ao Adobe Flash ou Adobe Flex Builder.

O fato é que a empresa está lançando a segunda versão do Silverlight, e os downloads estarão disponíveis amanhã no site oficial. Entre as novidades, estão o suporte ao .Net Framework, novos efeitos como o Deep Zoom e novos Controles Embutidos como calendário e outros. Resta saber se esta versão poderá conter o lançamento do Flash CS4 e Flash Player 10, que deve acontecer até o fim do ano.