, ,

Novo Adobe Flash Catalyst põe designer no desenvolvimento de interfaces

Ninguém esperava muito da Adobe em sua conferência MAX 2008, ainda mais depois de ela já ter anunciado (e lançado) sua Creative Suite 4. E não é que ela surpreendeu!

Seu foco dessa vez foram os desenvolvedores: anunciou a Adobe Flash Platform que conta com, além do já lançado Adobe Flash CS4, a nova versão do Flex (4), do Adobe AIR (1.5), do Flash Media Server (3.5) e uma versão móvel do Flash Player 10. Mas a grande revelação foi nova ferramenta de design interativo: o Adobe Flash Catalyst.

Flash Catalyst editando interface criada no Illustrator CS4

Com esse novo software, antes conhecido como “Thermo”, o designer será capaz de criar interfaces e atribuir interatividade à arquivos gerados no Photoshop, Illustrator ou Fireworks, sendo que o Flash Catalyst irá gerar todo o código necessário para que tudo funcione corretamente. Então será possível compilar diretamente para o Flash Player ou Adobe Air, ou então enviar sua interface diretamente para o Adobe Flex, onde será possível trabalhar mais as funções do aplicativo. Lembrando que todos os programas criados na Flash Platform funcionam tanto em Windows quanto em Mac e Linux, bastando que o usuário tenha instalado em seu computador o plug-in do Flash Player e do Adobe AIR.

Esse definitivamente é um grande passo da Adobe na área de desenvolvimento e um golpe final no Silverlight, da Microsoft. Estaria a Adobe pronta para bater de frente com o Visual Studio?