,

Google integra Seguidores e Friend Connect, trazendo mais problemas que soluções. Veja o que muda no seu blog.

Há alguns dias o Google assustou meio mundo com a redução drástica da contagem de seguidores. Era o sinal da integração do serviço Seguidores, com o Google Friend Connect. Hoje a integração foi concluída e o antigo widget de seguidores já era, dando lugar à uma versão do Friend Connect em todos os blogs. Agora, os leitores poderão seguir seu blog utilizando, além da conta Google, o login do Yahoo!, AIM e até o OpenID, além de poderem adicionar outros leitores como amigos.

No entanto, com a integração, surgiram alguns problemas bem desagradáveis:

  • Listas duplicadas: alguns usuários que já utilizavam o Google Friend Connect, poderão acabar com uma lista de usuários no Blogger e outra no site do Friend Connect. E ainda não há uma forma de juntar as duas listas.
  • Pouca personalização: o novo widget tem poucas opções de personalização - que o tornam uma pedra no sapato pra alguns layouts – além de exibir o logotipo do Friend Connect com fundo branco no rodapé do widget.

Além disso, ainda não é possível usar o cadastro no Friend Connect para comentar, por exemplo.

Deixando os problemas de lado, a Google ainda preparou um vídeo sobre "como seguir um blog” utilizando o novo sistema (em inglês):

De acordo com o blog oficial do Blogger, nos próximos meses, novos recursos serão lançados, fazendo proveito do Friend Connect. Apesar das novidades, a transição dos sistemas e o próprio resultado, deixou um gostinho amargo.