, , ,

Criando páginas fixas/estáticas sem data, comentários – e outros –, no Blogger

Blogger Hacks 

Uma das grandes desvantagens do Blogger/Blogspot perante o WordPress é a incapacidade de criar páginas fixas/estáticas, ou seja, páginas que não possuem data, comentários e nem se misturam com as outras postagens do seu Blog, tornando-as ideais para criar páginas como o Sobre, Política de Privacidade, Contato, Parcerias, etc. Porém, essa desvantagem pode ser facilmente contornada através deste Hack, que você vai aprender hoje.

Para criar páginas fixas/estáticas no seu blog, faça o seguinte:

Acesse o seu Painel do Blogger e selecione Layout, então clique em Editar HTML para entrar no modo de edição do código do seu Template.

Então marque a opção Expandir modelos de widgets.

Não se esqueça de fazer o backup do seu template antes de realizar as alterações no código, clicando em Baixar modelo completo.

Agora vamos remover os elementos não desejados nas páginas fixas. Para remover a Data da postagem, encontre o seguinte código (utilizando o Ctrl+F do seu navegador):

<b:if cond='data:post.dateHeader'>
        <h2 class='date-header'><data:post.dateHeader/></h2>
      </b:if>

Então vamos ACRESCENTAR os códigos em laranja:

<b:if cond='data:post.allowComments'>
<b:if cond='data:post.dateHeader'>
        <h2 class='date-header'><data:post.dateHeader/></h2>
      </b:if></b:if>

Se você quiser remover o Autor da postagem, encontre o seguinte código:

<span class='post-author vcard'>
        <b:if cond='data:top.showAuthor'>
          <data:top.authorLabel/>
          <span class='fn'><data:post.author/></span>
        </b:if>
      </span>

Então vamos novamente ACRESCENTAR os códigos em laranja:

<b:if cond='data:post.allowComments'>
<span class='post-author vcard'>
        <b:if cond='data:top.showAuthor'>
          <data:top.authorLabel/>
          <span class='fn'><data:post.author/></span>
        </b:if>
      </span>
</b:if>

Para remover os Marcadores, basta não utilizar nenhum. Já os comentários são removidos automaticamente. Para ocultar outros elementos, basta usar os códigos laranja antes e depois do código do elemento, como aplicado nos exemplos acima.

Para transformar uma postagem em Página Fixa, basta entrar no modo de criação ou edição de postagens, clicar em Opções de Postagem e em seguida, na opção Comentários dos leitores, marcar a opção Não permitir (como na imagem abaixo):  Apenas com essa configuração, você ativará todas as outras (como a remoção da data, autor, enfim, o que você tiver aplicado) para esta postagem. Caso você não queira que a postagem se misture com as últimas publicadas, defina uma data de postagem anterior à primeira postagem do Blog.

Visualize para ver se não há erros no template e clique em Salvar Modelo.  Após salvar, você pode testar o Hack transformando alguma postagem em página fixa e visualizando-a.

Se o Hack não funcionar ou causar erros no seu template, utilize o backup que você criou e clique em Fazer Upload, então refaça todo o processo.