, , ,

Evitando o Plágio: o que fazer e o que não fazer

Blogger Seguro 

Uma das grandes lutas atuais da blogosfera é contra o plágioato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original (definição da Wikipédia para “Plágio”). Muita gente, por ignorância, copia o conteúdo alheio, por achar que na internet tudo é livre, permitido, e sem punições. Felizmente não é bem assim: o plágio pode “queimar o seu filme” – e do seu blog – de uma forma irreversível.

Se você cometer plágio e for denunciado, poderá ter sua conta no Blogger e AdSense suspensas, sofrer uma punição em seu PageRank, ter suas imagens substituídas por banners anti-hotlink, além de ganhar fama negativa em redes sociais ou ter que enfrentar consequências judiciais.

Então, o que deve e não deve ser feito?

Ao se “inspirar” em um post de outro Blog, coloque o link. Você estará prestigiando o autor que teve a idéia original e poderá criar uma linha de diálogo com esse autor – que possivelmente retribuirá o link.
Ao utilizar parte do conteúdo de um post, deixe claro que aquilo se trata de uma citação, e não se esqueça de colocar o link para o artigo original.

NÃO utilize o conteúdo de outro blog na íntegra. Não importa se está citando a fonte, você estará duplicando conteúdo e será punido pelo Google através da diminuição do seu PageRank.

Verifique a licença que protege o conteúdo ao citar. Há blogs que não permitem o uso do conteúdo mediante citação e link, e se você infringir esta licença poderá ter problemas legais.

O mesmo vale para imagens: nem todas podem ser usadas livremente. Verifique a licença antes de usar e não faça Hotlink (usar a imagem original no seu blog, aumentando a carga na banda do site que a hospeda – coloque a sua imagem em serviços como o Picasa ou Flickr antes de usá-la).

Evite tratar assuntos e disponibilizar arquivos que incentivem a pirataria ou infrinjam o copyright de conteúdo licenciado. Se ficar em dúvida sobre determinado conteúdo, assegure-se de atribuir a responsabilidade pelo conteúdo ao criador original.

Uma vez que você se certificou que não comete estas infrações, poderá tomar certas medidas para encontrar e impedir cópias indevidas do seu conteúdo.