, , ,

Bloqueando uma (ou mais) parte específica do seu template contra cópias

Blogger Seguro 

Um dos grandes empecilhos pra quem instala bloqueios anti-plágio no Blogger/Blogspot é o prejuízo na usabilidade, pois limita as opções dos usuários. Por conta disso, a maioria opta por não utilizá-los. No entanto, há uma opção para quem quiser equilibrar segurança e usabilidade: bloquear apenas partes específicas do seu blog, como o conteúdo, rodapé ou barra lateral. Adicionalmente, você pode bloquear postagens específicas do seu blog.

O Bloqueador de Área funciona nos seguintes navegadores:
Internet Explorer, Firefox, Google Chrome e Safari.

Para bloquear uma parte específica do seu blog contra cópias, faça o seguinte:

Acesse o seu Painel do Blogger e selecione Layout, então clique em Editar HTML para entrar no modo de edição do código do seu Template.

Não se esqueça de fazer o backup do seu template antes de realizar as alterações no código, clicando em Baixar modelo completo.

Agora você deverá encontrar o código da área que você deseja bloquear (utilizando o Ctrl+F do seu navegador). Abaixo alguns exemplos dos códigos mais comuns:

Cabeçalho: <div id='header-wrapper'>

Conteúdo: <div id='main-wrapper'>

Barra lateral: <div id='sidebar-wrapper'>

Rodapé: <div id='footer-wrapper'>

Caso você queira aplicar a proteção a alguma parte mais específica, ou se seu template utiliza outros nomes para as áreas, tente encontrar a área desejada através dos títulos dos widgets, procurando por algo parecido com <div id='nome da area'>.

Após encontrar o código específico da área desejada, ACRESCENTE o seguinte código entre <div id='nome da área' e >:

onselectstart='return false' ondragstart='return false' oncontextmenu='return false'

São 3 códigos, cada um com uma função: bloquear seleções, bloquear “arrastar e soltar” e bloquear botão direito do mouse. Para excluir um dos bloqueios, basta remover o código da cor correspondente.

O resultado deve se parecer com esse:

<div id='nome da área' onselectstart='return false' ondragstart='return false' oncontextmenu='return false'>

Lembrando que “nome da área” representa o nome (no código) da área do seu template que você deseja bloquear. Você pode aplicar o código à mais de uma área do blog, se desejar.

Visualize para verificar se não há erros no template e clique em Salvar Modelo. Agora seus usuários não poderão copiar seu conteúdo nas áreas que você determinar.

Se o bloqueio não funcionar ou causar erros no seu template, desfaça as alterações clicando em Limpar Edições ou utilize o backup que você criou e clique em Fazer Upload, então refaça todo o processo. O bloqueio pode não funcionar no Firefox, dependendo da versão e extensões utilizadas.