, , ,

Protegendo seu blog contra Invasões

Blogger Seguro 

Imagine o prejuízo perder um blog após um longo trabalho para postar conteúdo, personalizar, otimizar e divulgar. É o que pode acontecer quando não tomamos os devidos cuidados. Ter seu blog hackeado é o pior pesadelo de todo blogueiro. Felizmente o Blogger/Blogspot possui uma infra-estrura excelente e eu desconheço casos de invasão por falha no sistema. Dessa forma, cabe ao usuário tomar certos cuidados para garantir a segurança do seu blog e impedir invasões. A seguir, 3 dicas fundamentais para proteger seu blog contra hackers.

Utilize uma Conta Administrador Oculta


Manter seu blog ligado à sua conta Google principal pode ser arriscado, ainda mais quando se usa serviços como o Orkut, em que o roubo de senha ocorre mais frequentemente. O uso de uma conta reserva com privilégios de administrador pode fazer com que possíveis invasores “batam com a porta na cara” ao ver que sua conta principal é apenas de autor – além de facilitar a recuperação do blog, em caso de imprevistos. Basicamente, vamos criar uma segunda conta, ocultá-la, torná-la administrador e transformar sua conta atual em que é administrador do blog (chamada a partir de agora de “conta original”) em conta de autor, que possui menos opções).
Para isso, crie um email no Gmail (cuide para não criar um endereço óbvio mas que você possa lembrar – ou anotar), saia da conta criada e entre no seu Painel do Blogger com a sua conta original. Em seguida, localize seu blog e vá em Configurações e depois Permissões.
Então clique em Adicionar Autores e digite o email que você criou. Agora, saia desta conta e abra o email que você criou, então aceite o convite, deixando o nome de tela como “Conta Reserva”. Ao entrar no painel do Blogger com essa conta, clique em Editar seu Perfil (como na figura ao lado). Na página que se abriu, desmarque a opção Compartilhar meu perfil e Exibir meu email – impedindo assim a identificação dessa conta –, então clique em Gravar Perfil no fim da página.
Agora retorne à sua conta original e novamente vá em Configurações e depois Permissões. Você pode observar que a Conta Reserva foi incluída na listagem de autores. Entãi clique em Conceder privilégios de administrador ao lado do email que você criou.
Desse modo você poderá administrar o blog a partir desta conta. Para finalizar, vamos reduzir as opções da sua conta original, o que impedirá que um possível invasor delete seu blog, modifique seu template ou altere suas configurações. Para isso, clique em Revogar privilégios de administrador ao lado do email original. No fim, a Conta Reserva será o único administrador do blog, mas ninguém precisa saber disso! Note que, para modificar as configurações do seu blog, o template ou instalar Hacks, você deverá usar a Conta Reserva. Por isso, guarde e proteja bem a senha desta conta e procure não realizar estas ações em computadores inseguros.

Utilize senhas seguras


Usar senhas fortes em suas contas de usuário é imprescindível para manter a segurança do seu blog. Existem inúmeros casos de invasão por dedução de senha óbvias. Para garantir que a sua senha seja segura, baseie-se nos seguintes parâmetros:
  • Deve ter no mínimo 6 caracteres
  • Contém letras MAIÚSCULAS e minúsculas
  • Contém números
  • Contém caracteres especiais (como @#$%&*!)
  • Não faz referência à datas
  • Não contém seqüencias lógicas (como 12345)
  • Não contém nomes de pessoas ou objetos

Além disso, tenha cuidado ao escolher sua Pergunta de Segurança (aquela que é usada quando você clica no link Esqueci minha senha). Se bobear aqui, botará todo o resto a perder. Só utilize uma pergunta lógica se apenas você souber a resposta.

Proteja seu computador


Não vai adiantar nada reforçar as senhas ou usar o truque da Conta Reserva se o seu computador estiver infectado por um vírus ou Keylogger (programa que captura tudo o que é digitado pelo usuário). É sempre necessário possuir um Firewall e um Anti-vírus/Anti-spyware atualizados no seu computador. Manter seu sistema operacional atualizado e não usar o Internet Explorer ou navegadores antigos também é recomendável.

E o mais importante: Pense duas vezes antes de clicar em links do Windows Live Messenger, Orkut e Twitter, pois são as formas mais comuns de difusão de vírus.

Se nada disso adiantar e o seu blog for hackeado, é hora de fazer valer aqueles backups de postagens e template. Caso seu blog tenha sido excluído, você poderá tentar reverter a exclusão.