, , ,

Twitterfeed: publicando seus Feeds no Twitter

Guia Twitter

O Twitterfeed é um serviço que posta automaticamente no Twitter com base num Feed – cada item novo no Feed se transforma num Tweet com link para o item original. Por que usá-lo? Para divulgar os artigos do seu blog, mostrar que adicionou novos fotos ao seu álbum no Flickr, itens compartilhados no Google Reader, atualizações em redes sociais ou tudo mais que possa se fazer através de um feed. Já imaginou seu Twitter se atualizando sozinho, mesmo quando você não está por perto?

Para adicionar um Feed ao Twitterfeed, faça o seguinte:

Acesse o site Twitterfeed.com e localize o formulário de login (imagem abaixo). Você pode criar uma conta no Twitterfeed clicando em ”Don’t have an account yet?” ou utilizá-lo com uma conta de outro site clicando em ”Sign In with OpenID”.

Em seguida você será levado à página para configurar seu primeiro Feed (imagem abaixo). Para começar, clique em “Connect your feed to your Twitter Account” para mostrar ao serviço qual é sua conta no Twitter: para isso, surgirá a tela de login do Twitter e em seguida ele perguntará se você deseja usar o Twitterfeed com a conta do Twitter em questão; clique em Allow. Você voltará a página de criação de feed. Agora coloque a URL do Feed que você deseja utilizar no campo RSS Feed URL.

Você poderá configurar mais opções clicando em Advanced Settings. Ao fazer isso, um painel se abrirá (imagem abaixo) com as seguintes opções:

  • Update Frequency: determine de quanto em quanto tempo o Twitterfeed checará seu Feed por atualizações e quantos tweets ele poderá postar por vez.
  • Post Content: o que estará incluído no tweet (como somente título – Title only – ou o título e descrição – Title & Description –, lembrando que o limite de caracteres por Tweet é de 140) e qual sistema de encurtamento de URL será usado para postar o link, como o TinyURL ou Migre.me (basta escolher na lista).
  • Post Prefix: qual será o prefixo usado em cada tweet deste Feed. Por exemplo, se forem posts do seu blog, o prefíxo “No Blog:” é uma boa opção. Você não é obrigado a usar um prefixo.

Após selecionar as opções desejadas, clique em Create Feed e pronto. O Twitterfeed começará a postar tweets automaticamente com base no seu feed.