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Otimizando o fluxo de PageRank no Blogger

Blogger SEO

Otimizar seu blog para os mecanismos de busca envolve o aumento e a administração do fluxo de PageRank, valor que mede a importância das páginas na visão do Google. Essa medida ajuda a ordenar as páginas nos resultados das pesquisas: quanto maior o PR da página, mais acima ela ficará. Mas você sabe o que o Google leva em conta para determinar o PR de cada página?

Basicamente, o Google interpreta um link que uma página atribui à outra como um “voto”, ou seja, a Página A está dizendo que a Página B é relevante sobre determinado assunto; se diversas páginas fizerem a mesma “afirmação”, o Google vai de fato interpretá-la como a mais relevante. Só que, além da quantidade de links que uma página recebe, o Google também analisa a página que dá o voto. Os votos dados por páginas mais "importantes" (com o PageRank maior) pesam mais e ajudam a tornar outras páginas mais "importantes" (aumentando seu PR).

Cada "voto" conta para aumentar seu PageRank, mas um voto de uma página com PR maior, conta mais.

Vale lembrar que o PageRank não diz respeito à um site como um todo, ele mede as páginas individualmente, ou seja, cada página dentro do seu blog tem um PR diferente. Da mesma forma, cada página possui links – portanto, votos – diferentes. Com isso em mente, podemos considerar a existência de dois tipos de links: os links internos (que apontam para páginas do próprio site) e os links externos (que apontam para páginas de outros sites).

Todo o poder de voto da página (que tem o mesmo peso do PageRank) é dividido entre os links contidos nela. Quanto maior for a quantidade links, mais “fraco” será o voto recebido por cada página linkada. Note que você não estará dividindo o PR da página entre os links, e sim o poder de voto da página (que existe justamente com o propósito de ser atribuído à outras páginas). Com isso, torna-se necessário equilibrar os links internos e externos, principalmente em páginas com PR alto (e por sua vez, com alto poder de voto, como a página inicial). A seguir, veremos formas equilibrar os tipos de link e otimizar o fluxo de PageRank nas páginas do seu blog:

Navegabilidade e Links internos

Como você sabe, o poder de voto das páginas é dividido entre links internos e externos. Portanto, o ideal é possuir maior quantidade de links internos em cada página, para que seu blog seja o maior beneficiado com o seu próprio PageRank. E como fazer isso? Melhorando a navegabilidade.

É importante tanto para o usuário quanto para os mecanismos de busca que seu blog tenha uma navegação eficiente, com links para os últimos artigos, recomendações, marcadores, página inicial, postagens relacionadas, artigos complementares e tudo mais que for relevante para facilitar o localização das informações – e consequentemente, distribuir melhor o PageRank.

Utilize corretamente o “nofollow”

Uma ferramenta muito importante para a otimização do seu PageRank é o atributo “nofollow”, que diz ao mecanismo de busca para não dividir o poder de voto da sua página com determinado link. Em outras palavras, ele faz com que o link seja desconsiderado pelos robôs, não recebendo nenhum ganho de PageRank. Veja como fica um link com o atributo “nofollow”:

<a rel=”nofollow” href=”URL do Link”>Texto do Link</a>

O mesmo link ficaria assim sem o atributo:

<a href=”URL do Link”>Texto do Link</a>

Com o “nofollow”, você não passará PageRank em links que só tem função de tráfego como publieditoriais, links para seu Feed/Twitter/Comunidade ou BlogRolls. Imagine a quantidade de PageRank que muitos blogs deixam de usar com aqueles BlogRolls monumentais, e que aparecem em todas as páginas? Outro uso interessante desse atributo é quando você claramente não quer “votar” naquela página, como em postagens de denúncia de plágio, por exemplo, em que você coloca um link para a página em que ocorreu o plágio – esta página obviamente não merece seu PR.

Você também não deve tentar se aproveitar do atributo e usar “nofollow” em todos os links externos. Se você não enviar links, também não os receberá – sendo essa a melhor forma de elevar seu PageRank, pois querer reutilizar continuamente o próprio PR não te levará a nada. Utilizando corretamente os links externos – como um “voto de confiança” – fará com que seu blog participe do ciclo de links movido pela blogosfera, beneficiando-se por isso. Observe que não é necessário utilizar o “nofollow” em link internos.

Ajustando os comentários

Por padrão, o Blogger atribui “nofollow” à todos os links colocados através de comentários, como aqueles em que o autor comenta como Nome/URL. Isso evita que spammers tentem ganhar PR às custas do seu blog, mas nós sabemos que o Blogger possui baixa incidência de spam nos comentários e sempre é possível ativar a verificação de palavras e moderação de comentários.

Por isso, algumas pessoas optam por retirar o “nofollow” dos comentários como uma forma de agradecer àquelas pessoas que participam e ajudam com o desenvolvimento do seu blog, comentando. Diferente dos BlogRolls (que geralmente se repetem em todas as páginas do blog), os comentários são únicos por página e entrarão para a divisão do poder de voto apenas na página em que estão contidos. Existem diversas correntes que defendem ser justo dividir a “reputação” da página com aqueles que ajudaram a construí-la.

Para retirar o atributo dos seus comentários, basta procurar por rel='nofollow' no modo Editar HTML com a opção Expandir modelos de widgets marcada (você provavelmente o encontrará ao lado de expr:href='data:comment.authorUrl'), e removê-lo. Ao fazer isso, não se esqueça que para evitar spam você poderá ativar a confirmação de palavras ou a moderação de comentários, dentro da seção Comentários, em Configurações.

Observe que otimizações visando o aumento de PageRank levam algum tempo até serem completamente absorvidas pelos mecanismos de busca.