, , ,

Acelerando a indexação do Blogger no Yahoo! com o Site Explorer

Blogger SEO

Além de otimizar suas postagens e outros aspectos do seu blog, é importante estreitar os laços entre ele e os mecanismos de busca. Para isso existem as Webmasters Tools, ferramentas fornecidas pelos sites de pesquisa que facilitam a indexação do seu conteúdo. Agora vamos aprender a adicionar seu Blogger/Blogspot ao Yahoo!, um dos mecanismos de busca mais utilizados atualmente – apenas atrás do Google.

Acesse o Yahoo! Site Explorer e clique em My Sites. Faça login com sua conta do Yahoo! e você será direcionado para a página de sites adicionados. Agora procure pela caixa mostrada na imagem abaixo:

Digite o endereço do seu blog e clique em Add My Site.

Agora você será levado à página de autenticação. Essa etapa é necessária para garantir que somente o dono do blog pode adicioná-lo ao Yahoo!.

Clique em By adding a META tag to my home page e então Copie o código contido na caixa marcada na imagem acima (em laranja).

Agora vamos adicionar este código de verificação ao seu Blog, acessando, em outra janela, seu Painel do Blogger, selecionando Layout, e então clicando em Editar HTML para entrar no modo de edição do código do seu Template.

Não se esqueça de fazer o backup do seu template antes de realizar as alterações no código, clicando em Baixar modelo completo.

Procure pelo código <head> (utilizando o Ctrl+F do seu navegador) e cole o código copiado anteriormente DEPOIS dele. É preciso adicionar “/” no final do código para que funcione, conforme o exemplo abaixo:

<META name="y_key" content="************************"/>

Visualize para verificar se está tudo correto e clique em Salvar Modelo.

Retorne à janela do Yahoo! Site Explorer e clique em Ready to Authenticate. Confirmada a autenticação, clique em Feeds no menu do lado esquerdo para adicionar um sitemap, que orientará o motor do Yahoo! a identificar suas postagens.

Aqui você deverá indicar o endereço do sitemap. Se você utiliza o Feed padrão do Blogger, insira o seguinte endereço:

atom.xml

Se você utiliza redirecionamento de feed, através do Feedburner ou outro serviço, digite o seguinte endereço:

atom.xml?redirect=false

Após digitar o endereço do sitemap, clique em Add Feed.

Os robôs do Yahoo! podem levar alguns dias para concluir a primeira indexação da sua página, depois fica mais rápido. Para consultar o status da indexação do seu blog no Yahoo!, consulte periodicamente o Site Explorer.