, , , ,

Google quer por Chrome dentro do Internet Explorer – nem que seja à força!

32 comentários

A Google está mesmo determinada a fazer seu navegador, o Chrome, decolar. Depois de anunciar as versões para Mac, Linux e até um sistema operacional baseado no browser, agora a empresa anuncia sua mais nova – e ousada – idéia: permitir que o motor do Chrome funcione dentro do Internet Explorer com um plug-in, o Google Chrome Frame.

Com o plug-in instalado, as páginas carregarão na mesma velocidade em que carregam no Chrome, além de aderir a compatibilidade do navegador com o HTML5 e todos os padrões Web suportados pelo Chrome. Mas a grande sacada está mesmo numa nova Metatag que os desenvolvedores poderão usar para fazer com que, quando o usuário tentar acessar a página com o Internet Explorer padrão, este seja orientado a instalar o Google Chrome Frame para poder visualizar a página – assim como conteúdo feito em Flash só pode ser visualizado tendo o Flash Player instalado.

Em outras palavras, se sua página não funciona direito no Internet Explorer, nem esquente, é só exigir o Google Chrome Frame para que ela seja visualizada! Agora imagine o que vai acontecer se a própria Google exigir este plug-in em páginas como o Gmail, YouTube e Orkut. É, parece que o progresso vai passar por cima do Internet Explorer…

wave-news[1]
Google Wave será o primeiro a exigir o Chrome Frame

Ah, a Metatag que vai exigir a instalação do Chrome Frame é a seguinte:

<meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="chrome=1">

Confira também o vídeo introdutório do novo plug-in (que funciona no Internet Explorer 6, 7 e 8 e já pode ser instalado)

Comentários (32)
usuariocompulsivo 22/09/09 21:17

Essa eu gostei, o Google está de parabéns. É o melhor remédio para exterminar de vez o IE6 Spyware Playground...

[]'s
Compulsivo

Fabrício Araújo 22/09/09 22:00

Na minha opinião, essa vai ser a melhor forma de acabar de uma vez por todas com IE6. Porque se depender da Microsoft... Tenho certeza que todos os webmasters irão aderir a esse plugin (inclusive eu).

OCP 22/09/09 22:03

Já tanto tempo que não uso o IEca que já nem lembro como funciona. Lol

Para mim é ou Firefox ou Opera. ;)

Isso seria a salvação? Pode ser!
Isso pode ser usado em conjunto com o código que faz o IE 6 ignorar o CSS. Estou fazendo isso no meu blog. Se a pessoa tiver o Google frame instalado ela vai ver a aparencia bonitinha do blog, se não, ela só vê a estrutura do body.
Muito bom!

Marco Damaceno

irradiandoluz 23/09/09 10:10

Que notícia sensacional...
Será que é possível incluir essa metatag nos nossos blogues e exigir a instalação do Google Chrome?
Fica aí a sugestão para um tutorial quebra-gelo...

AXÉ
Gabi Dread

Cristiano Almeida 23/09/09 11:01

Cara, fantástico, melhor notícia do dia! O Google está batendo de frente com a Microsoft e mostrando seu poder.

Essa é a melhor solução até o momento para garantir a padronização da web, pois a Microsoft nunca se preocupou com isso, ao contrário, sempre tentou ter o poder exclusivo sobre os usuários. Ainda há páginas que só funcionam direito no IE. Agora a Microsoft vai sentir o sabor do seu próprio veneno. Podiam ter sido flexíveis, agora vão ter seu navegador adaptado às necessidades dos usuários na marra. Com certeza isso vai fazer mais gente preferir deixar o IE de lado e aderir ao Chrome.

Há anos que larguei o IE e aderi ao Firefox, um ótimo navegador. Há alguns dias venho usando o Chrome, que está se saindo bem melhor que o Firefox na velocidade. Só sei que independente do navegador usado, eu torço para o uso comum do IE cair. Há várias opções ótimas, mas os usuários preferem o IE pelo simples fato de já vir instalado no Windows e eles, desinformados, não imaginarem quantas opções melhores existem.

Resta saber como isso repercurtirá para os outros navegadores. Mas, seja como for, já estou festejando.

eusoqueriaumcafe.com 23/09/09 17:13

O grande problema é que quem usa IE e ainda mais o 6 vai é achar que o site que exibir tal alerta está com vírus, pois usuários do IE costumam não entender nada "dessas coisas".

Anunciação 23/09/09 21:38

Hahaha,gostei dessa:...usuários do IE costumam não entender nada "dessas coisas".Antigamente minha filha dizia:mãe,isso é besteira,vai adiante!Essa é a vantagem de ter jovens medianamente conhecedores "dessas coisas".Mas faz um tempo que uso o firefox;nem me passa pela cabeça usar o ieca,rs

Vinicius 25/09/09 17:35

Tanto faz para mim, pois eu uso as o Google Chrome, o Mozilla nem faz diferença

Henrique-m 28/09/09 05:43

Vou continuar com o meu bom e conheçido Firefox ^^

esperaemdeus.com 10/10/09 14:09

O IE realmente está caindo com o tempo. Ele só faz todo esse sucesso por já vim acompanhando o computador, senão...

gadarf 18/10/09 17:53

A idéia do plugin e interessante, mas a tag para barrar o IE não, o chrome de hoje pode acabar se tornando o IE de amanhã se usar esse tipo de atitude para conseguir um monopólio.

webgringos 25/10/09 16:23

Muito bom,vai melhorar a compatibilidade com vários sites que atualmente não podem ser vistos com o IE.
Espero que aconteça isso mesmo e seja o fim do IE6,como consequencia do novo plugin.

Janderson Silva 09/11/09 15:31

Tudo vai depender de nós "Web Masters", colocar a meta tag em nossos sites e blogs! O navegador da google da 10 x 0 no IE6...e até que alguem poderia fazer uma campanha para isso^^ >> Compulsivo <<

hauhuah...

Anônimo 14/11/09 10:38

O Navegador do google e muito bom mais so tem um problema ele não tem auguns Pluguins ex:pluguins de radio de flash etc

Renan 05/12/09 14:38

Para os webmasters vai facilitar muito a nossa vida, porque a maioria dos sites bugam com o IE, fazendo nós termos que adaptar um código inteiro só para funcionar com esse maldito navegador. Agora finalmente esse problema vai acabar

André (andre4242) 16/12/09 16:11

Carinhas, muito boa essa da Google, "IEca" é a coisa mais vulnerável que já vi! O Chrome, não é perfeito, claro, mas é muuuiittoo bom! Uso e recomendo! Leve (usa ppoouuuquiisssiimmma memória RAM, que é o ponto fraco do Firefox), bonito (90 temas para colocar do seu jeito, e crescendo!), o navegador mais rápido para carregar as paginas, enfim... Google dominando o mmundoo!!! Recomendo a todos! http://www.google.com.br/chrome
Acessem meu site: http://www.complexdown.com

Anônimo 15/02/10 14:14

meu pai baixo o google chorome mas as letras sao muito feias eu uso a internet é melhor

Jorge 09/07/10 02:27

o google quer dominar 100% do mercado...
eu acho muito poder para só o google tomar conta
ele domina muito já
orkut - blogger - google - Chrome entre outros que gera milhões de usuarios.
o google tem muito poder
e a cada dia cresce mais
eu acho demais pra ele

PESSOAL ABRAM OS OLHOS !!!!!
O Google quer dominar a internet !!!!
Não é por que sou consultor Microsoft que vou ficar defendendo a gigante do software (até por que uso o blogger); mas pelo Amor de Deus, dessa vez a Google deu um golpe muito baixo, tomara que o tiro saia pela culatra como aconteceu com o Wave.
Obrigar os usuários a nevegar em seus sites com os motores do Chrome enganando-os com a interface do I.E. e dizendo que é um simples "framezinho"? Sinceramente, é muita cara-de-pau mesmo. Pode ter certeza que essa sensação de vitória massancrante durará pouquíssimo tempo, pois em menor tempo ainda - embora seja agora que a Gigante esteja entrando na "nuvem" - não permitirá que seu software seja maquiado e responderá à altura.
E para aqueles que reclamam do I.E. 6 a própria Microsoft recomenda que migrem para a versão 8 que está de arrebentar e com suporte à HTML 5, CSS, Java, Javascript e APIs inclusive a integração à ferramenta Microsoft Silverlight (forte concorrente ao Adobe Flash Player).
No fim, concordo com o amigo Jorge aí de cima: é demais pra eles... até pra eles.

Esse negocio de impor as coisas para o usuário ja basta a Microsoft... Sou usuário do FireFox não abro mão tenho vários filtros de ads entre outros plugins... uso outros navegadores quando me convêm tirando isso FireFox padrão, sem ditadura sem imposição! agora qual é melhor? sem competição sem evolução, todos tem seus pontos fortes e fracos cabe ao usuário decidir o que melhor lhe convêm. Navegador ajuda mas não faz milagre!

Kowalski 09/12/10 20:38

em primeiro lugar, o google ta querendo dominar tudo... como muitos falaram ai, eles tem muito poder, e a cada dia cresce mais... só que também a microsoft tem que fazer algo a respeito do internet explorer, porque várias páginas abrem bugadas no ie, o google só está se aproveitando disso para dar mais um jeitinho de implantar um programa deles entre os usuários... se a microsoft fizesse um navegador que exibisse corretamente as páginas, não haveria necessidade de instalar esse plugin, pelo menos não tanto quanto tem agora, pois o google continua usando aquela maldita tag :S

Gustavo Ap. 19/01/11 17:58

Cara o google já tem o melhor navegador da web na minha modesta opinião, não necessita disso porque o IEca já está perdendo mercado a muito tempo, Firefox, Opera, Safari e até o Net Scape estão melhores e se a Microsoft não se cuidar logo logo vai perder no S.O. tbm, porque de bom mesmo a Microsoft só fez o Xp e o Office. Viva o Linux!

Anônimo 16/03/11 14:35

n pega esse lixo

Administrador 06/04/11 00:19

Firefox é muito melhor que qualquer outro navegador, não troco por NADA xD

Eduardo Miorim 02/05/11 20:19

Já instalei no meu blog!
Vamos exterminar o IE !!
Esta é a salvação!

dryart 06/07/11 00:28

8 a cada 10 pessoas falam mal da microsoft sem nem saber o porquê. É tão mainstream falar mal da microsoft, pagar pau pra google e pra apple... Nenhuma imposição pode ser vista com bons olhos. E não creio que essa atitude da google seja 'legal', afinal, estão querendo se infiltrar em software alheio... O IE6 é uma bosta hoje em dia pq temos uma maior variedade de navegadores e um consenso muito forte em relação às regras de estruturação de páginas e folhas de estilo. A microsoft recomenda a atualização dos seus produtos mais antigos, pois já estão ultrapassados. O seu último navegador, o IE9, não deixa nada a desejar contra o firefox ou o chrome, mas ninguém fala disso...
Enfim, isso não é competição saudável e eu realmente acho que a google quer de alguma forma dominar a internet...

Hugo 18/09/11 01:18

@dryart
Em partes concordo com você, mas o IE9 não aceita MUITA coisa ainda, como por exemplo o CSS3. Até hoje não achei uma solução pra border-radius que pegasse no IE...
Acredito que a google não faz isso apenas para ganhar mercado, mas também para ajudar os webdesigners e webmasters, que MUITAS, mas MUITAS vezes, se vêem obrigados a fazer "macetes" pra tornar esse bendito navegador da microsft compatível (e que nem sempre funcionam)...

Anônimo 08/12/11 17:40

No fim de tudo o Google domina o mundo. Eles tem um dos maiores meios de pesquisa e informação, redes sociais, navegadores,etc.. Eu uso o Chrome e não me deixa na mão, o firefox poderia até estar aqui o meu PC, mas não atende ao requisitos necessários, nalém de mastigar a memória do meu c, é travamento na certa...

Kiko Ferrão 20/03/12 13:32

Eu sinceramente não consigo entender que é simplesmente básico você testar os navegadores e ver discriminadamente a diferença.Tenho uma banda de 10MB de velocidade.E o dia que testei todos os navegadores..eu falei "TODOS"..Indiscutivelmente o CHROME foi superior em todos os aspectos e ainda tem gente que usa outros navegadores..Putz..pode?

Quem tem blog sabe: Firefox e IE não dá! Quando você faz seu design todo lindo, cheio de hovers(quando passa o mouse por cima)e detalhes no Chrome, mas quando vai ver no Firefox e no IE nada funciona! Ninguém merece, nunca usei o firefox, e o IE deixei de lado há tempos! Isso é coisa de gente esperto, e o Google Chrome merece decolar sim! u.ú

http://euemeujardimsecreto.blogspot.com/

Tenho o Firefox no pc sim, mas quando digo "nunca usei" quero dizer nunca naveguei nele por mais de 5 minutos, só para ver como o design fica nele mesmo e comparar..

Postar um comentário