Blogger deixa de suportar publicação via FTP

O Blogger anunciou a interrupção de um recurso que já vinha sendo pouco usado (cerca de 0.5% dos usuários do serviço): publicação via FTP.


E o que é isso? É quando você possui uma hospedagem própria e, ao invés de usar os servidores do Google para hospedar seu blog, utiliza o seu próprio servidor - veja bem, estou falando de servidores, não de domínios. Muito semelhante ao que acontece com os usuários da versão completa do WordPress, que necessitam de um servidor próprio para instalar o WP. Acontece que no caso do Blogger, você pode utilizar a versão completa num servidor super rápido, seguro e escalável: o servidor do Google, que além de tudo, é gratuito.

bloggerftpQuem usava a publicação via FTP tinha de enfrentar diversas limitações, como utilizar obrigatoriamente um modelo classíco (sem modo de “Elementos de Página”) e visibilidade pública (ou seja, sem opção de leitores convidados). Acho que já ficou claro que não existe razão para alguém continuar usando publicação via FTP no Blogger, e segundo o Google, este recurso estava impedindo que outros recursos mais importantes fossem desenvolvidos. Portanto, o recurso será descontinuado no dia 26 de março de 2010. Se você utiliza FTP no Blogger terá acesso à uma ferramenta de migração, para mover seus dados para o servidor do Google novamente. O Blogger ainda estará oferecendo uma equipe de suporte e até montou um blog dedicado ao assunto.

Notem que isso em nada tem a ver com os domínios personalizados. Todo mundo que utiliza um domínio próprio no Blogger, continuará usando como sempre, sem qualquer mudança.