, , ,

Fazendo e Utilizando o Backup de Postagens do Blogger

Blogger Seguro 

O Backup – ou cópia de segurança – das Postagens/Comentários, é importantíssimo para assegurar a manutenção do seu blog em caso de imprevistos, exclusão acidental de posts ou invasões. O ideal é fazer o backup 1 vez por semana ou mês, dependendo do volume de posts que você publica por dia. Felizmente, é muito simples e fácil usar a função de Importar/Exportar Posts do Blogger/Blogspot. No entanto, para recuperar um blog deletado, você deverá usar o cancelamento de exclusão.

Fazendo o Backup das Postagens

Acesse o seu Painel do Blogger e selecione Configurações, que por padrão já abrirá na página Básico.

Nesta página você encontrará um item chamado Ferramentas do blog. Clique no link Exportar blog.

Na nova página que se abrirá, clique no botão Fazer download do blog. Então escolha a pasta no seu computador em que ficará armazenado o Backup (trata-se de um arquivo .xml) e clique em Salvar. Pronto, backup das postagens feito.


Recuperando as Postagens com o Backup

Acesse o seu Painel do Blogger e selecione Configurações, que por padrão já abrirá na página Básico.

Nesta página você encontrará um item chamado Ferramentas do blog. Clique no link Importar blog.

A seguir, você será direcionado para uma página de importação (imagem abaixo). Primeiro, abra a pasta onde você salvou o Backup, selecione o arquivo desejado e clique em Abrir. Em seguida, digite os caracteres que aparecerão na imagem, marque a opção Publique automaticamente todas as postagens importadas (caso você queira que todo o backup seja mesclado; do contrário você irá para uma página de seleção dos posts desejados) e clique em Importar Blog. Pronto, as postagens do Backup foram mescladas com as que já estavam presentes no blog.