, , ,

A Importância da Rapidez num Blog

6 comentários

Comparando os Resultados: seu blog está mais rápido?Otimizando os Widgets para tornar seu blog mais RápidoComo escrever postagens mais limpas e que carregam mais rápidoOtimizando as Imagens do seu Blog10 dicas para Otimizar o Código do seu BlogO que fazer para tornar seu blog mais rápido?A Importância da Rapidez num Blog

Quando você navega num site que apresenta alguma lentidão, quantas páginas você resiste até substituí-lo por outro mais rápido (e nunca mais voltar)? A resposta pode variar de pessoa pra pessoa, mas uma coisa é certa: a não ser que aquela seja a única fonte para a informação que você procura, cedo ou tarde vai deixá-lo. As pessoas encaram os websites como produtos, sendo implacáveis e rejeitando aqueles que não atingem suas expectativas. E você sabe muito bem que a paciência do internauta está a cada dia menor.

Do outro lado está o blogueiro, que finalizou seu template (ou mesmo baixou), personalizou seus widgets, adicionou scripts, hacks, códigos para monetização e ficou satisfeito com o resultado. Em algum momento ele se preocupou se depois de todo este processo, seu blog ficou lento? Provavelmente sim, mas ele conhecia as medidas e os cuidados que deveria tomar para evitar ou corrigir isso? Pois este é o tema deste curso: Como tornar seu blog mais rápido.

Agora que definimos que a rapidez é uma condição para o sucesso do seu blog, peço que antes de começarmos o processo de otimização, tenha em mente 5 princípios básicos ao criar e atualizar seu blog:

Seja Objetivo: Não se esqueça que a maioria das pessoas visita seu blog com uma meta. Através de um mecanismo de busca ou link, ela está ali procurando uma determinada informação. O blog deve ser simples, oferecer aquilo que se propõe ao mesmo tempo em que agrega conteúdo, incentivando a pessoa à continuar nele (e não obrigando-a). Deve ser atrativo, mas não enganar o usuário. Isto torna a navegação mais rápida.

Seja Simples: De que adianta oferecer um blog bonito e extremamente rico em termos de conteúdo, se a pessoa que o acessar possuir um sistema ou internet lenta? É possível ser simples e criativo, sem ser medíocre.

Menos é mais! Sites que apresentam muitos elementos simultaneamente, tendem a se parecer forçados ou aleatórios. Coloque apenas o essencial e mantenha uma unidade entre todos os elementos, criando uma identidade para o seu blog. Já notou a quantidade de elementos que o Google possui em suas páginas?

Considere seu público-alvo: Até mesmo um blog que trata de dezenas de assuntos diferentes possui um público-alvo, e quanto maior o escopo, maior é a demanda por acessibilidade. Também procure obter um retorno de seus visitantes para ter a oportunidade de aprimorar o conteúdo e a navegação. Facilidade de acesso também se traduz em rapidez.

Verifique seus concorrentes. Consulte aqueles blogs que tratam dos mesmos assuntos que o seu, ou que buscam o mesmo tipo de usuário. São rápidos o suficiente? Se não, considere oferecer a rapidez como o diferencial do seu. Se sim, tome a velocidade média deles como o mínimo que o seu deve oferecer.

Na próxima etapa, vamos começar a otimizar a velocidade do seu blog, explorando as configurações que o Blogger oferece (ou não) e fazer os devidos ajustes. Ir para a Parte 2 >>

Comentários (6)
victor 20/10/08 11:42

Excelente trabalho espero ansioso a próxima aula. Abraços

Muito bom, mas o Google é super leve e tem muitas coisas na página deles

iceBreakerSérgio Estrella22/10/08 16:38

Obrigado a todo e espero que aproveitem

Ruleandson,
Na minha opinião a página do Google é extremamente minimalista. Por isso (e pelos servidores deles, de alta velocidade, é claro) que é carregado tão rápido.

Vera 25/01/09 21:09

Gostei muitto das explicações e dicas! Estava mesmo precisando aprender mais sobre isto porque fui tentar mudar o template do meu blog e perdí tudo, mesmo seguindo todas as instruções que tenho lido pela internet. Foi falha minha mas, para refazer, será melhor que seja otimizando tudo. Obrigada, Sergio!

GRÁTIS DOWNLOAD 19/04/09 16:06

tenho uma dúvida para divulgar meu blog, não consigo colocar meta tags, alguem pode me ajudar, dizendo o que coloco nas metas tags, e aonde eu coloco??? ah uma duvida porque que quando eu entro com meu dominio personalizado ( www.drgr.tk ) ele aparece uma barra de rolagem embaixo em cima da barra de status, do ie 6, e dai quando entro com o endereço do blogspot ( www.driversgr.blogspot.com ) ele não aparece???

remas haytham 06/02/16 10:32

شركة رش الدفان شمال الرياض
شركة رش الدفان غرب الرياض
شركة رش الدفان جنوب الرياض
شركة مكافحة البرص بالرياض
شركة تنظيف خيام بالرياض
شركة مكافحة الهاموش بالرياض
شركة مكافحة الناموس بالرياض
شركة ترميم بالرياض
ترميم منازل
ترميم فلل
ترميم القصور
ترميم شقق
شركة تنظيف واجهات زجاج بالرياض
شركة مكافحة الخنافس بالرياض
شركة مكافحة السحالي بالرياض
شركة مكافحة الجنادب بالرياض
شركة مكافحة المن بالرياض

Postar um comentário