, , ,

O que fazer para tornar seu blog mais rápido?

Comparando os Resultados: seu blog está mais rápido?Otimizando os Widgets para tornar seu blog mais RápidoComo escrever postagens mais limpas e que carregam mais rápidoOtimizando as Imagens do seu Blog10 dicas para Otimizar o Código do seu BlogO que fazer para tornar seu blog mais rápido?A Importância da Rapidez num Blog

Pois bem, agora que já vimos a importância da velocidade num blog, por que não testamos o seu blog e registramos o resultado? Assim você poderá compará-lo com o resultado obtido depois da otimização. Para fazer o teste, basta acessar o SpeedTester, digitar seu endereço do seu blog e o resultado para a soma solicitada e clicar em Submit. Atente para o item Speed (Medição de velocidade média), Estimated Load Time (tempo de carregamento estimado em vários tipos de conexão) e para os tamanhos totais de CSS, JavaScript e Images (tamanho em bytes da soma desses elementos).

Agora que você já anotou os resultados, é hora de iniciar o processo de otimização do seu blog:

Ajuste a quantidade de postagens na página inicial
O excesso de postagens na página inicial aumenta substancialmente o tempo necessário para carregá-la, e o visitante que possivelmente já encontrou o que queria, terá que esperar a página toda carregar para poder ter acesso ao conteúdo de uma única postagem. Para ajustar essa configuração, no painel do Blogger, vá em Configurações, escolha a guia Formatação e selecione a quantidade de postagens em Exibir (como na imagem). 

  • Se você escreve posts pequenos com algum uso de imagens, utilize entre 10 a 15 postagens na página inicial.
  • Se você escreve posts médios e usa frequentemente imagens, utilize entre 5 a 7 postagens na página inicial.
  • Se você escreve posts grandes e sempre usa imagens, utilize entre 4 a 5 postagens na página inicial.

Otimize o sistema de comentários: Por padrão, no Blogger os comentários de postagens são exibidos em páginas separadas ou janelas pop-up. Além de ser um incômodo para o visitante, demanda maior tempo de carregamento. Para resolver este problema, ainda nas Configurações, selecione a guia Comentários e em Posição do formulário de comentários, selecione Postagem abaixo incorporada (como na figura abaixo).
 

 

Desta forma, tanto o formulário para a redação de comentários como os comentários em si aparecerão abaixo da postagem. Salve as configurações e visualize o blog para ver se o novo recurso está funcionando.

Na próxima etapa, vamos aprender a otimizar o código do template do seu blog, principal responsável pela lentidão. Ir para a Parte 3 >>