, , ,

Alterando o texto dos links “Postagens mais antigas”, “Início” e “Postagens mais recentes” no Blogger

Blogger Hacks 

Devido ao preconceito que muitos usuários têm em relação à blogs e ainda mais quando se trata do Blogger/Blogpost, não raramente torna-se necessário alterar alguns textos padrões da plataforma, para tentar se diferenciar da massa. Ou mesmo por falta de adequação ao seu conteúdo, isso também acaba sendo o ideal. Neste Hack, vamos alterar o texto dos links “Postagens mais antigas”, “Início” e “Postagens mais recentes”, mas você também pode alterar o texto da mensagem “Mostrando postagens com o marcador…” através de outro Hack.

Para alterar o texto dos links “Postagens mais antigas”, “Início” e “Postagens mais recentes”, faça o seguinte:

Acesse o seu Painel do Blogger e selecione Layout, então clique em Editar HTML para entrar no modo de edição do código do seu Template.

Então marque a opção Expandir modelos de widgets.

Não se esqueça de fazer o backup do seu template antes de realizar as alterações no código, clicando em Baixar modelo completo.

Encontre o seguinte código (utilizando o Ctrl+F do seu navegador):

<b:includable id='nextprev'>
<div class='blog-pager' id='blog-pager'>
<b:if cond='data:newerPageUrl'>
<span id='blog-pager-newer-link'>
<a class='blog-pager-newer-link' expr:href='data:newerPageUrl' expr:id='data:widget.instanceId + &quot;_blog-pager-newer-link&quot;' expr:title='data:newerPageTitle'><data:newerPageTitle/></a>
</span>
</b:if>
<b:if cond='data:olderPageUrl'>
<span id='blog-pager-older-link'>
<a class='blog-pager-older-link' expr:href='data:olderPageUrl' expr:id='data:widget.instanceId + &quot;_blog-pager-older-link&quot;' expr:title='data:olderPageTitle'><data:olderPageTitle/></a>
</span>
</b:if>
<b:if cond='data:blog.homepageUrl != data:blog.url'>
<a class='home-link' expr:href='data:blog.homepageUrl'><data:homeMsg/></a>
<b:else/>
<b:if cond='data:newerPageUrl'>
<a class='home-link' expr:href='data:blog.homepageUrl'><data:homeMsg/></a>
</b:if>
</b:if>
</div>
<div class='clear'/>
</b:includable>

Agora SUBSTITUA o código em laranja pelo texto do link para as postagens mais recentes (exemplo: “Anterior”, “Postagens anteriores”, “Postagens recentes”), o código em vinho pelo texto do link para as postagens mais antigas (exemplo: “Próxima”, “Próximas postagens, “Postagens antigas”) e o código em verde pelo texto do link para a página inicial (exemplo: “Página Inicial”, “Home”, “Voltar ao início”).

Para utilizar os símbolos “<” e “>” utilize os códigos &lt; e &gt; respectivamente. (Exemplo de aplicação dentro da edição HTML: “&lt;&lt; Anteriores” – Resultado: “<< Anteriores”)

Visualize para ver se não há erros no template e clique em Salvar Modelo.  Agora os links utilizarão o texto que você definiu.

Se o Hack não funcionar ou causar erros no seu template, desfaça as alterações clicando em Limpar Edições ou utilize o backup que você criou e clique em Fazer Upload, então refaça todo o processo.