, , ,

O que é SEO e por que isso é essencial para o crescimento do seu blog?

Blogger SEO

Desenvolver um blog é um trabalho cumulativo: tudo o que você faz, conta. E conforme o tempo vai passando e o arquivo do blog aumentando, também aumentam as visitas provenientes dos mecanismos de busca, como o Google. Essa fonte de visitas costuma ser muito superior ao tráfego direto (dos leitores que entram diretamente em seu blog, digitando a URL ou usando um favorito) e sites de referência (parceiros ou redes sociais, por exemplo), mas sempre pode ser maior. Para isso existe a Otimização para Buscas, ou SEO (acrônimo de Search Engine Optimization): técnicas que visam aprimorar o desempenho do seu site perante os mecanismos de busca.


Usando as técnicas de SEO, seu blog aparecerá mais acima nas pesquisas, com uma variedade maior de palavras-chave, podendo aumentar drasticamente seu número de visitas.

Além de aumentar o número de visitantes, essas técnicas também aumentam a qualidade dos mesmos, pois você estará atingindo mais eficientemente seu público-alvo, que pesquisa sobre os assuntos relevantes ao seu blog. No entanto, vale lembrar que as técnicas de SEO funcionam como um potencializador de visitas, ou seja, a otimização é proporcional à qualidade do blog. Não adianta copiar conteúdo alheio para fazer índice, por exemplo.

No caso do Blogger/Blogspot, a maior parte das técnicas de SEO tem de ser aplicadas manualmente, pois o sistema não possui suporte à plug-ins, como no WordPress, que fazem todo o trabalho automaticamente – ainda que, ao custo de banda. Por isso, o processo de otimização no Blogger se torna um pouco mais extenso, mas pode ser aplicado por qualquer pessoa.

E é para guiá-lo neste processo que o iceBreaker traz a série Blogger SEO, um guia completo de SEO voltado ao Blogger.