, , ,

Acelerando a indexação do Blogger no Google com as Webmasters Tools

Blogger SEO

Além de otimizar suas postagens e outros aspectos do seu blog, é importante estreitar os laços entre ele os mecanismos de busca. Para isso existem as Webmasters Tools, ferramentas fornecidas pelos sites de pesquisa que facilitam a indexação do seu conteúdo. E como sabemos, o Google é atualmente o mecanismo de busca mais usado no mundo; por isso, faz-se necessário ter seu conteúdo indexado e bem avaliado por ele. Para tanto, vamos aprender a integrar as Webmasters Tools do Google, com o Blogger/Blogspot.

Antes de poder usar as Ferramentas para Webmasters (ou Webmasters Tools), devemos ativá-las no Blogger. Para isso acesse a Página de Ativação e clique no botão Ativar Ferramentas para Webmasters.

Em seguida, você será levado à página inicial das Ferramentas para Webmasters do Google. Se os seus blogs já estiverem listados, você poderá passar para a próxima etapa. Caso contrário, resta esperar até que eles apareçam na lista (pode levar cerca de 24 horas).

Agora, clique em seu blog na lista de sites adicionados. Em seguida, clique na opção Configurações do site na barra lateral para expandí-la. Depois clique no item Sitemaps.

Você será levado à um página que lista os sitemaps (mapas de site) adicionados. Os robôs de indexação consultam estes sitemaps como uma forma de ter acesso mais fácil e rápido às páginas do site.

No caso do Blogger, o sitemap utilizado é o Feed das postagens. Com ele, os mecanismos de busca poderão indexar cada nova postagem com maior rapidez, apenas verificando seu feed.

Para adicionar um sitemap clique no botão Enviar um Sitemap.

Aqui você deverá indicar o endereço do sitemap. Se você utiliza o Feed padrão do Blogger, insira o seguinte endereço:

atom.xml

Se você utiliza redirecionamento de feed, através do Feedburner ou outro serviço, digite o seguinte endereço:

atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100

Por padrão, este sitemap indicará apenas as últimas 100 postagens no seu blog para os robôs de indexação. Se você quiser aumentar o número de postagens, altere a parte em laranja pelo número de postagens desejado (o máximo é 500). Observe que quanto maior for o número de postagens, mais tempo levará a indexação.

Porém, se você tiver um alto número de postagens, e não quiser ser prejudicado quanto à velocidade de indexação, poderá manter dois (ou mais) sitemaps, como no exemplo:

atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=100

atom.xml?redirect=false&start-index=101&max-results=500

Adicionando os dois sitemaps acima – um de cada vez –, as 100 primeiras postagens serão indexadas mais rapidamente, enquanto as próximas 500 serão indexadas com um intervalo maior de tempo (o que não é um problema, já que postagens mais antigas só precisam ser reindexadas no caso de uma alteração ou atualização em seu conteúdo). Se você precisar adicionar um terceiro sitemap, some as partes em vinho e laranja do sitemap anterior e coloque o resultado na parte em vinho do novo sitemap. Por exemplo, num terceiro sitemap do exemplo acima, a parte em vinho seria 601.

A primeira indexação pode levar alguns dias e os dados completos podem levar até 1 mês para aparecerem nos resultados das pesquisas do Google – a partir daí, o processo se tornará mais rápido. Para consultar o progresso da indexação basta consultar as Ferramentas para Webmasters do Google.