, , ,

Mantendo o índice dos indexadores atualizados com o Ping

Blogger SEO

O Ping é uma forma de chamar a atenção de um servidor, de avisá-lo sobre alguma coisa. No caso da Otimização para Buscas (SEO), usaremos o Ping para avisar aos mecanismos de busca e indexadores que seu blog foi atualizado, tornando assim a indexação muito mais rápida. O Ping é feito quando você acessa uma URL criada para esse fim, que contém o endereço do seu blog.

Primeiro, vamos preparar a lista de URLS de Pings que você utilizará em seu blog. Se preferir, abra uma janela do Bloco de Notas e vá copiando e modificando a parte em laranja com o endereço do seu blog. Vamos utilizar essa lista de URLs na etapa seguinte. Mas antes de adicionar cada URL, verifique se cumpre o requisito de cada site (informado acima de cada endereço).

Feedburner: utilize este URL caso você faça o redirecionamento do feed do seu blog com o Feedburner. (Função do Ping: atualiza o Feed do blog):

http://feedburner.google.com/fb/a/pingSubmit?bloglink=http://seublog.blogspot.com

Google: utilize este URL caso você já tenha cadastrado seu blog no Google Webmaster Tools. Acrescente a parte em verde se você utiliza o redirecionamento de Feed. (Função do Ping: atualiza o índice do Google):

http://www.google.com/webmasters/tools/ping?sitemap=http://seublog.blogspot.com/atom.xml?redirect=false

Bing: utilize este URL caso você já tenha cadastrado seu blog no Bing Webmaster Center. Acrescente a parte em verde se você utiliza o redirecionamento de Feed. (Função do Ping: atualiza o índice do Bing):

http://www.bing.com/webmaster/ping.aspx?siteMap=http://seublog.blogspot.com/atom.xml?redirect=false

Yahoo!: utilize este URL caso você já tenha cadastrado seu blog no Yahoo! Site Explorer. Acrescente a parte em verde se você utiliza o redirecionamento de Feed. (Função do Ping: atualiza o índice do Yahoo!):

http://search.yahooapis.com/SiteExplorerService/V1/ping?sitemap=http://seublog.blogspot.com/atom.xml?redirect=false

BlogBlogs: utilize este URL se você cadastrou seu blog no indexador de blogs brasileiro BlogBlogs. (Função do Ping: atualiza o cadastro do blog com o novo conteúdo):

http://blogblogs.com.br/my/gadgets/ping?url=http://seublog.blogspot.com

Technorati: utilize este URL se você cadastrou seu blog no indexador de blogs americano Technorati. (Função do Ping: atualiza o cadastro do blog com o novo conteúdo):

http://technorati.com/ping/?url=http://seublog.blogspot.com

Com todos os endereços anotados, agora vamos à próxima etapa:

Existem duas maneiras de se utilizar a lista de Pings: manualmente, salvando-a em Favoritos, ou automaticamente, colocando-a na lista de Pings do Live Writer. Primeiro veremos como utilizá-la com os Favoritos:

Abra cada um dos endereços da lista no seu navegador, então salve-o como Favorito, dentro de uma pasta específica (como no exemplo abaixo, a pasta “Ping”):

Após adicionar todos os endereços, sempre que você publicar um conteúdo novo em seu blog, abra seu navegador, clique com o botão direito na pasta onde as URLs dos Pings estão salvas e então selecione Abrir no Grupo de Guias (ou Abrir todos os Favoritos).

Depois que todas as páginas forem abertas, você pode fechar a janela que os Pings já foram enviados!

Agora, se você utiliza o Windows Live Writer para publicar suas postagens, pode tornar os Pings automáticos. Basta ir até o menu Ferramentas, depois Opções, e na janela que se abrir, selecionar no menu à esquerda a opção Enviar ping para servidores. Então marque a opção Enviar pings para as URLs abaixo e cole a lista de endereços que você anotou na primeira etapa, um por linha. Clique em OK.

Agora, sempre que você clicar em Publicar, além de publicar a postagem, o Live Writer também enviará todos os Pings automaticamente.

Não há necessidade de ficar enviando pings toda hora, apenas quando seu blog possui conteúdo novo. Com ele, seus leitores terão acesso ao seu conteúdo o mais rápido possível!