, , ,

Otimizando a Hierarquia de Títulos (Headings) no Blogger

Blogger SEO

Diferente da tag </title> que define o título da janela do navegador – e que também pode ser otimizada –, as tags de títulos, também conhecidas como “headings” ou “cabeçalhos”, são usadas para organizar hierarquicamente as informações na página. A primeira destas tags – portanto, a de maior “peso” – é a <h1> – A última, <h6>. Além de ter sua função na formatação das postagens, este recurso também é importante para os sites de pesquisa. Por isso, o ideal é atribuir tags de título com maior peso às informações mais importantes da página.

Otimizando os Títulos das Postagens

Por padrão, o Blogger atribui a tag de título <h3> aos títulos das postagens, mas o ideal é que elas sejam <h1>, pois concentram o principal assunto da página.

Antes de realizar a correção, faça o Backup do seu Template. Agora, acesse seu Painel do Blogger, selecione Layout, clique em Editar HTML e marque a opção Expandir modelos de widgets. Então procure pelo código .post h3 (como na imagem abaixo).

Agora, SUBSTITUA todos os h3 por h1. Depois, procure pelo código <h3 e SUBSTITUA por <h1. Para terminar, procure por </h3 e SUBSTITUA por </h1. Depois que fizer todas as substituições, Visualize para verificar se não surgiram erros no template, e clique em Salvar Modelo.

Otimizando o Cabeçalho do Blog

Esta otimização se aplica caso você utilize o elemento Cabeçalho (em Elementos de Página), que nada mais é que o título do blog exibido na parte superior do layout. É necessário aumentar a importância dele na página se o nome do blog tiver relação com o assunto tratado, ou diminuí-la, caso contrário.

  • Se o nome do seu blog possui palavras-chave relevantes (ao assunto do blog) para os mecanismos de busca, e é exibido como texto, não será necessária nenhuma alteração, pois o Blogger já atribui por padrão a tag <h1> à ele.
  • Se o nome do seu blog não possui palavras-chave relevantes, você poderá reduzir o peso dele através da tag de título – o inverso do que fez no no passo 1 –, substituindo os códigos #header h1 por #header h3 e o <h1 e </h1 (que estiverem dentro do header-wrapper) por <h3 e </h3, respectivamente.
  • Por outro lado, se o seu blog tiver um nome relevante ao assunto, mas você utilizar uma imagem no lugar do texto, nós poderemos utilizar um título oculto mas que poderá ser lido pelos mecanismos de busca. Para isso, basta acrescentar o atributo display: none; abaixo de #header h1 e depois acrescentar <h1>Título do Blog</h1> abaixo de <div id=’header-inner’>, substituindo a parte em vinho pelo nome do blog.

Faça uso dos Subtítulos

Subtítulos ou informações secundárias devem utilizar a tag de título <h2>. Por padrão, o Blogger atribui esta tag aos títulos de widgets e data de publicação das postagens, o que está correto. Mas também é possível usar o <h2> dentro das postagens. Com o título já otimizado em <h1> e os subtítulos em <h2>, as páginas terão uma hierarquia mais amigável para os mecanismos de busca.

Para usar o subtítulo dentro das postagens, insira o código <h2>Subtítulo da postagem</h2>, substituindo a parte em vinho pelo subtítulo. No caso de outros editores de postagem como o Live Writer, basta aplicar o estilo Título 2 ou Heading 2 ao texto desejado. Para personalizar a aparência dos subtítulos, basta criar a classe .post h2 e atribuir a formatação que eles deverão ter, no modo de edição de HTML do template.