, , ,

Evitando o conteúdo duplicado no Blogger

Blogger SEO

No processo de otimização para buscas (SEO), é importante garantir que o site não possua conteúdo duplicado. Este termo é usado para fazer referência à blocos de texto com o mesmo conteúdo – ou seja, textos iguais em lugares diferentes –, seja ele produzido automaticamente ou manualmente. Ao identificar este tipo de ocorrência, os mecanismos de busca podem penalizar as páginas envolvidas na “cópia”, geralmente dando preferência à página que publicou aquele conteúdo primeiro.

Para evitar a duplicação de conteúdo no seu blog, leve em conta as seguintes orientações:

Evite conteúdo semelhante

Procure não criar postagens com conteúdos semelhantes, como aquelas que divulgam um conteúdo antigo já existente no seu blog. Ao invés disso, atualize a postagem original e altere sua data para que ela apareça novamente no topo das postagens, mantendo todos os links, comentários e PageRank acumulado.

Se você tiver muitas postagens parecidas, desenvolva cada uma delas com informações únicas ou então junte todas numa única página.

Minimize as repetições

É muito comum ver textos fixos nos templates, como um texto sobre os direitos autorais, apresentação do autor, advertência sobre o plágio e outros. Apesar de terem uma função clara para o usuário, esses trechos se repetem em todas as páginas e contribuem para diluir a relevância de cada artigo perante os mecanismos de busca, já que na maioria das vezes, não tem relação direta com o conteúdo da postagem.

Por isso, ao invés de deixar um texto visível em todas as páginas, crie uma postagem específica sobre o assunto e deixe apenas um link disponível no seu template, como acontece com o “Sobre”, “Política de Privacidade” e “Alguns direitos reservados”.

Não crie postagens vazias

Esta é uma péssima prática que ocorre até hoje: a de reservar postagens. Você visita o blog, clica no “Sobre” e dá de cara com um “Em breve” ou coisa do tipo. São inúmeros os casos de postagens “reserva”. Isso prejudica seu blog perante os mecanismos de busca, pois cria uma repetição do conteúdo do seu template sem qualquer motivo ou relevância.

Ajustando as Páginas do Blogger

Vamos imaginar que seu blog possua 5 postagens. Além de aparecerem em suas próprias páginas individuais, elas aparecerão também na página de arquivo, na página inicial e nas páginas dos marcadores atribuídos à ela. Com isso, cada postagem se repete por pelo menos 4 vezes, multiplicando-as em 20 páginas. Ou seja, um grave problema de conteúdo duplicado.

No caso das páginas de arquivo, é possível resolver o problema acessando a opção Configurações e clicando em Arquivamento. No item Frequência de arquivamento, selecione a opção Não arquivar.

Isso não desativará os comandos “Postagem mais recente/mais antiga”, que continuarão a funcionar; apenas desativará as páginas de arquivo (e também o widget de arquivo). No caso da página inicial, como ela está sempre mudando, você poderá amenizar o problema se diminuir a quantidade de postagens exibidas, através da opção Formatação, dentro de Configurações (coloque no máximo até 10 postagens). Já as páginas de marcadores, essas são ignoradas automaticamente pelos robôs de indexação.

Alternativamente, você pode evitar este problema se resumir as postagens (com o link “Leia mais”) ou exibir somente o título delas na página inicial e de arquivos.

Cuidados com o compartilhamento

Hoje em dia é natural compartilhar seu conteúdo através de sites de compartilhamento e redes sociais, e isso é muito positivo para seu blog. No entanto é bom tomar certos cuidados para garantir que a versão compartilhada não ganhe mais relevância do que a versão original:

  • Compartilhe somente após você ter publicado a versão final do seu artigo;
  • Tenha certeza de que o site de compartilhamento vai incluir um link de volta para a o seu artigo original;
  • Em sites que exigem uma descrição do conteúdo compartilhado, insira apenas um trecho ou então uma introdução ao assunto tratado no artigo original;
  • Sites em que você compartilha apenas o link podem ser usados sem qualquer restrição.