, , ,

Evitando o conteúdo duplicado no Blogger

22 comentários
Blogger SEO

No processo de otimização para buscas (SEO), é importante garantir que o site não possua conteúdo duplicado. Este termo é usado para fazer referência à blocos de texto com o mesmo conteúdo – ou seja, textos iguais em lugares diferentes –, seja ele produzido automaticamente ou manualmente. Ao identificar este tipo de ocorrência, os mecanismos de busca podem penalizar as páginas envolvidas na “cópia”, geralmente dando preferência à página que publicou aquele conteúdo primeiro.

Para evitar a duplicação de conteúdo no seu blog, leve em conta as seguintes orientações:

Evite conteúdo semelhante

Procure não criar postagens com conteúdos semelhantes, como aquelas que divulgam um conteúdo antigo já existente no seu blog. Ao invés disso, atualize a postagem original e altere sua data para que ela apareça novamente no topo das postagens, mantendo todos os links, comentários e PageRank acumulado.

Se você tiver muitas postagens parecidas, desenvolva cada uma delas com informações únicas ou então junte todas numa única página.

Minimize as repetições

É muito comum ver textos fixos nos templates, como um texto sobre os direitos autorais, apresentação do autor, advertência sobre o plágio e outros. Apesar de terem uma função clara para o usuário, esses trechos se repetem em todas as páginas e contribuem para diluir a relevância de cada artigo perante os mecanismos de busca, já que na maioria das vezes, não tem relação direta com o conteúdo da postagem.

Por isso, ao invés de deixar um texto visível em todas as páginas, crie uma postagem específica sobre o assunto e deixe apenas um link disponível no seu template, como acontece com o “Sobre”, “Política de Privacidade” e “Alguns direitos reservados”.

Não crie postagens vazias

Esta é uma péssima prática que ocorre até hoje: a de reservar postagens. Você visita o blog, clica no “Sobre” e dá de cara com um “Em breve” ou coisa do tipo. São inúmeros os casos de postagens “reserva”. Isso prejudica seu blog perante os mecanismos de busca, pois cria uma repetição do conteúdo do seu template sem qualquer motivo ou relevância.

Ajustando as Páginas do Blogger

Vamos imaginar que seu blog possua 5 postagens. Além de aparecerem em suas próprias páginas individuais, elas aparecerão também na página de arquivo, na página inicial e nas páginas dos marcadores atribuídos à ela. Com isso, cada postagem se repete por pelo menos 4 vezes, multiplicando-as em 20 páginas. Ou seja, um grave problema de conteúdo duplicado.

No caso das páginas de arquivo, é possível resolver o problema acessando a opção Configurações e clicando em Arquivamento. No item Frequência de arquivamento, selecione a opção Não arquivar.

Isso não desativará os comandos “Postagem mais recente/mais antiga”, que continuarão a funcionar; apenas desativará as páginas de arquivo (e também o widget de arquivo). No caso da página inicial, como ela está sempre mudando, você poderá amenizar o problema se diminuir a quantidade de postagens exibidas, através da opção Formatação, dentro de Configurações (coloque no máximo até 10 postagens). Já as páginas de marcadores, essas são ignoradas automaticamente pelos robôs de indexação.

Alternativamente, você pode evitar este problema se resumir as postagens (com o link “Leia mais”) ou exibir somente o título delas na página inicial e de arquivos.

Cuidados com o compartilhamento

Hoje em dia é natural compartilhar seu conteúdo através de sites de compartilhamento e redes sociais, e isso é muito positivo para seu blog. No entanto é bom tomar certos cuidados para garantir que a versão compartilhada não ganhe mais relevância do que a versão original:

  • Compartilhe somente após você ter publicado a versão final do seu artigo;
  • Tenha certeza de que o site de compartilhamento vai incluir um link de volta para a o seu artigo original;
  • Em sites que exigem uma descrição do conteúdo compartilhado, insira apenas um trecho ou então uma introdução ao assunto tratado no artigo original;
  • Sites em que você compartilha apenas o link podem ser usados sem qualquer restrição.
Comentários (22)
jcdigital 22/08/09 23:36

Muito bom as dicas, essa do arquivamento eu não tinha conhecimento ainda.

Parabéns Sérgio!

Arierom Salik 23/08/09 03:37

Dicas simples e práticas. Grato por compartilhar. Pelo que eu observo, o Blogger SEO é forte candidato ao aproximo eBook... []'s

ferramentasblog.com 23/08/09 10:57

Está aí um artigo sobre um assunto extremamente importante e pouco trabalhado por nós, metabloggers.

É preciso ter um grande cuidado com conteúdos duplicados para evitar punições da Google, bem como para mostrar organização e criterios na hora de preparar artigos e cuidar da navegabilidade.

Parabéns pelo ótimo artigo e pela forma didática da apresentação.

Marcos Lemos (@hordones)

Rafael Silveira 23/08/09 14:35

Aquela questão de as postagens se repetirem eu não sabia não...
Muito bom, muito bom mesmo!

Vera 23/08/09 17:34

Estou seguindo as dicas e resolvendo este grande problema que tenho,com a ajuda de vocês. Muito obrigada pelas dicas que compartilham aqui.

Camila Telcontar 24/08/09 11:49

Muito boa a sua dica! eu não tinha idéia que o próprio blogger gerava tanto conteúdo repetido!

Adoro o seu blog, sempre muito útil!

parabéns!

Hugo Meira 24/08/09 13:38

O arquivo é tão prejudicial assim, creio ser muito importante para navegação... obrigado pela atenção! =D

iceBreakerSérgio Estrella24/08/09 13:48

@Hugo Meira

Quando falamos de SEO, o arquivo é prejudicial sim, o que não exclui a utilidade dele para a navegação. Mas como eu disse no artigo, você pode manter somente os titulos ou resumir os posts nas páginas de arquivo, assim não precisará desativá-lo.

Arthur Lyra 14/09/09 16:26

Muito bons os posts do SEO!
Ajuda e muito blogueiros (como eu) que estão iniciando
Vlw Sérgio!

Profelson 03/11/09 22:12

Muito bom, já tinha ouvido falar de conteúdo duplicado mas não sabia de alguns detalhes (arquivamento,por exemplo).

fundofixo.net 07/11/09 12:04

Segui a dica e deixei "Não arquivar", mas agora estou com o erro 404 (Não encontrado) para:
2009_03_01_archive.html
2009_08_01_archive.html

Ainda dentro dos arquivos exitem algumas paginas, que por conseguencia não são encontradas..

Pode me dar alguma dica?

grato

Emilio Passos 16/11/09 23:00

Excelente essas dicas.
Além de muito interativas, de uma importância sem igual.
Vou colocar em pratica agora mesmo.
Muito obrigado.

Anônimo 02/01/10 17:49

Sérgio Estrella2. Basta a página de artigo É BOA. Basta adicionar rel="nofollow" e bloquea-lo no "robots.txt".

Pronto, não há conteudo duplicado e a página de artigos será uma ajuda aos leitores.

Não é nescessário envitar conteudo semelhante. Alias, essas informações foram retiradas do site do google.

Criar páginas semelhantes é ótimo para ranqueamento de mais paginas para um mesmo tema.

Exemplo: Conteudo duplicado. Podemos criar 5/7 artigos abordando esse tema de maneira única. Basta criar conteudo original, tags de cabelhaçalho para ajudar no diferenciamento, criar uma categoria propria para conteudo duplicado e adicionar artigos relacionados pois esses links serão de maior valor pois encontran-se na mesma categoria e uma categoria de alta relevancia a conteudo duplicado.

Façam esse teste. Procurem no google: conteudo duplicado. E verão as páginas da mestreseo.com.br ranqueadas em primeiro lugar. Varias paginas semelhantes e TODAS raqueadas bem, nenhuma é duplicada.

E ganhou a opção: "Exibir mais resultados de www.mestreseo.com.br"

Pesquisa mais antes de ensinar.

Isabela 25/03/10 20:50

qd as postagens já foram duplicadas, o qe eu faco para tiraar?

BLOG DO PROFEX 29/03/10 03:27

Valeu, Sérgio. Mas ficou uma dúvida. Eu tenho instalado um gadjet de visualização de postagens no modo randômico, uma forma de estar sempre mostrando postagens que ficariam esquecidas. Isso configura postagem duplicada, abusiva? Pode acontecer de mostrar 2 indicações para uma mesma postagem em dois links de gadjets diferentes.O Google conta texto(pág) ou links também?...

Gerson Dias 16/04/10 23:16

Muito boas as suas dicas sergio. Parabéns. O Marcos do ferramentasblog me direcionou par aca e adorei a dica.
Parabéns.

Moisés Nazareno 27/01/11 01:40

Adorei as dicas. Super legais! Obrigado!

Emerson Almeida 16/04/11 21:41

Muito Bom Vlw

Mamãe Tê 05/07/12 09:01
Este comentário foi removido pelo autor.
Carllos Carvalho 14/09/12 17:53

Sergio, valew pela dica..Utilizo a internet à anos e só agora estou interessado em criar o meu blog. Com certeza, depois de ler o seu post fico mais atento com oque e como publicar.
Abração.

João Zimmermann 27/01/13 20:05

Sergio muito interessante a questão do arquivamento, não conhecia este detalhe, um grande abraço!

carlosromero 29/09/13 23:42

Não encontrei a opção para desativar o arquivamento. Será que não existe mais?

Postar um comentário