, , ,

Evitando/Recuperando-se das penalidades do Google

Blogger SEO

Além de otimizar seu blog para buscas (SEO), é muito importante evitar que ele seja retirado do índice do Google (o principal mecanismo de busca), que pode aplicar punições à sites que desrespeitem suas regras. Se você faz um trabalho sério, provavelmente nunca passará por este problema, mas sempre é bom se informar pra evitar que outros fatores possam prejudicá-lo.

Número de páginas indexadas: Após ter cadastrado seu blog no Google Webmasters Tools, passe a verificar periodicamente o número de páginas indexadas do seu blog, digitando no campo de pesquisa do Google o seguinte (substituindo a parte em laranja pelo endereço do seu blog):

site:seublog.blogspot.com

No cabeçalho da página de resultados, é exibida a quantidade de páginas presentes no índice do Google. É normal que hajam pequenas variações no número, mas se essas variações se tornarem muito grandes ou se você não obtiver nenhum resultado na pesquisa, verifique a página de Erros de rastreamento dentro do item Diagnósticos do Google Webmasters Tools. Caso encontre erros, poderá encontrar suas respectivas soluções na própria Ajuda do site. Caso você tenha adicionado o site a pouco tempo, aguarde mais alguns dias e faça novamente a verificação.

Verificando a Confiabilidade: O Google mantem uma lista de sites suspeitos em seu índice, formada principalmente por spammers, malwares, conteúdo duplicado e outros. Verifique se seu site não consta nesta lista, acessando o seguinte endereço (substituindo a parte em laranja pelo endereço do seu blog):

http://www.google.com.br/safebrowsing/diagnostic?site=seublog.blogspot.com

Para evitar que seu blog seja incluído nesta listagem, sabia evitar o Plágio e o Conteúdo Duplicado. Além disso, certifique-se de incluir o atributo “nofollow” à links vendidos e remover links de fontes duvidosas, principalmente de downloads. Verifique também se não constam links para malwares ou spam nos comentários.

Solicitando uma reconsideração: Se o seu blog foi retirado do índice do Google e você pôde identificar e corrigir os problemas, é hora de solicitar uma reconsideração e assim poder ter suas páginas de volta. Para isso, acesse a página do pedido de reconsideração (em inglês), selecione seu site na lista Choose Site, marque a opção By submitting this request… e explique o que havia de errado e o que foi feito para corrigir (a explicação também deve ser em inglês). Então clique em Request reconsideration e aguarde até que seu pedido seja processado.